Título | O PROFISSIONAL ENFERMEIRO NA OUVIDORIA HOSPITALAR: UMA REALIDADE | ||
Autores |
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Modalidade | Comunicação Coordenada | ||
Resumo |
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A ouvidoria é a atividade responsável por atender reclamações, sugestões, elogios, críticas dos usuários dos serviços públicos ou privados.
Ouvidoria Hospitalar é uma atividade baseada na ética profissional que visa garantir a dignidade das pessoas e de seus direitos de cidadania. Dentre seus objetivos, destacamos o de ser ferramenta de gestão para a instituição em ações pontuais como naquelas em que há necessidade de intervenção propositiva. A ouvidoria do Hospital das Clínicas da Univerdidade Estadual de Campinas - UNICAMP, não se limita ao atendimento de demandas ( elogio, crítica, reclamação, etc ), mas propõe-se a incentivar o exercício da cidadania, através de um processo pedagógico aos usuários e proporcionar ao gestor de várias instâncias, a possibilidade de análise e reflexão de procedimentos e condutas ocorridas. O profissional enfermeiro possui algumas competências e habilidades que o torna elegível para essa atividade tais como: conhecimento na área de gestão de pessoas, gestão do cuidado, direciona seu foco de ação nas necessidades do usuário, entre outras. |