Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título A AUTOTRANSCENDÊNCIA E A DOCILIDADE DA ENFERMAGEM VERDADEIRA
Autor
DULCE DIRCLAIR HUF BAIS (Relator)
Modalidade Comunicação Coordenada

Resumo

Ao pensar o compromisso do profissional de enfermagem, frente à enfermagem verdadeira, esta expressa a essência do ser humano no seu jeito único e irrepetível de ser.

A autotranscendência retrata a capacidade do ser humano estar sempre voltado para 'além de si mesmo', seja para alguma coisa ou sentido a cumprir, ou para outro ser humano, a quem se dirige com amor.

Na autotranscendência, a pessoa se orienta sempre para o mundo externo e, neste mundo, procura alcançar o seu sentido de vida, no seu mais elevado grau. Exercitar/vivenciar a autotranscendência torna o homem utenticamente humano e autenticamente si próprio.

Através da autotranscendência o homem alcança a auto-realização,
não objetivando o auto-realizar-se, mas concentrando os seus pensamentos em algum sentido a realizar ou outro ser humano a encontrar.

O profissional de enfermagem, compromissado com o cuidar, exerce a sua profissão objetivando um relacionamento efetivo e terapêutico com o paciente. Tal objetivo é
alcançável, quando o enfermeiro busca na sua prática um significado transcendente, ou seja, um sentido 'além de si mesmo' no exercício da autotranscendência.

A autotranscendência aplicada à enfermagem oportuniza um encontro autêntico do 'eu' e do 'outro' - a base da docilidade humana e da enfermagem verdadeira.