Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título POR TRÁS DA TOLERÂNCIA, O PRECONCEITO CONGELADO - HOMOFOBIA E BAREBACK
Autores
MARIA APARECIDA SILVA XAVIER (Relator)
MARIA APARECIDA SILVA XAVIER
Modalidade Comunicação Coordenada

Resumo
O Brasil ostenta o triste título de campeão mundial de crimes contra gays, lésbicas e travestis.
Mas o quê pode levar um ser humano a acabar com a vida de um semelhante pela simples diferença de práticas quanto à sexualidade?
O conceito de homofobia foi desenvolvido na década de 70 para explicar o preconceito da sociedade contra homossexuais. De acordo com este paradigma, as pessoas se sentem ansiosas ou pouco à vontade ao lidar com questões referentes à homossexualidade ou quando lidam com homossexuais.
O fenômeno bareback, descrito pelo Dr. Richard Friedman e a Dra Jennifer Downey em seu livro Sexual Orientation and Psychoanalysis (Orientação Sexual e Psicanálise), mostra que vários indivíduos homossexuais que crescem sob a desaprovação da homossexualidade internalizam os valores e atitudes negativas da própria sociedade.
Mesmo questionando-se a acuidade e objetividade real dessa e de outras pesquisas, talvez a homofobia interna dos próprios homossexuais explique vários comportamentos como os "gays homofóbicos", ou seja, aqueles que mesmo sendo gays e até assumidos, são contra os direitos dos GLS, como o caso do falecido Jorge Lafond, com a sua Vera Verão, e de Clodovil, ambos com declarações contra a parceria civil homossexual. Eles e tantos outros na verdade não encaram como natural sua orientação sexual.
Nosso mundo moderno avançou em muitas questões: superou verdades absolutas, criou e incentivou a diversidade, permitiu o desenvolvimento da individualidade de modo jamais vivido pelos humanos. No entanto, algumas questões ainda carecem de avanço. Uma delas é a questão da sexualidade. Ela foi sendo construída como um aspecto humano carregado de tabus e dificuldades, apesar de ser campo atrativo do prazer.
Ao atuarmos profissionalmente encontramos muitas questões trazidas pelos sujeitos no âmbito da sexualidade. Ela se tornou fonte de sofrimento, de insegurança, de prazer, de medo. Tornou-se, também, elemento da identidade e, portanto, fonte de discriminação e preconceito. O senso comum construiu, muitas vezes com a ajuda da ciência, verdadeiras "teorias" sobre o comportamento sexual. A moral tem na sexualidade um elemento central. Regras governam o comportamento e a orientação sexual das pessoas. A sexualidade envolve muitas possibilidades, mas as regras as reduzem, deixando muita coisa relegada aos campos da imoralidade, da ilegalidade, da doença e do pecado.
Exposto a uma sociedade heterocentrada e homofóbica, desde cedo o homossexual percebe o estigma social vinculado a sua orientação sexual e rapidamente desenvolve mecanismos internos de repressão e sublimação de seus sentimentos. Ao mesmo tempo, como forma de evitar a rejeição de quem ama e a discriminação social, aprende a disfarçar seus impulsos, a controlar comportamentos e atitudes e a evitar quaisquer sinais que possam comprometê-lo. O resultado desse processo interno e externo pode acabar prejudicando seriamente sua auto-estima e torná-lo defensivo, introspectivo e distante emocionalmente. A ansiedade e o estresse continuado a que ficam submetidos diminuem sua expectativa de vida e debilitam o sistema imunológico potencializando doenças.
Ao trabalhar com pessoas que têm na sua orientação sexual uma fonte de sofrimento, é preciso contribuir para que ela amplie a compreensão que tem da questão. Na grande maioria das vezes, o que leva ao sofrimento não é a sexualidade em si, mas a discriminação e o preconceito aos quais o sujeito se vê exposto quando percebe que a sua forma de viver a sexualidade não é socialmente aceita.
Uma visão humana da questão da homossexualidade é fundamental a fim de possibilitar a cada pessoa buscar em si mesma o reconhecimento das suas próprias necessidades e, por conseguinte, a aceitação e o respeito pela diferença do outro. Faz-se necessário, na atualidade, repensarmos sobre os valores éticos e buscarmos a conscientização e ampliação da discussão voltada para o esclarecimento de dúvidas, mi