Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título AVANÇOS E DESAFIOS DA OFTAMOLOGIA NOS DIFERENTES CONTEXTOS DA ENFERMAGEM
Autores
CÉSAR EDUARDO ZECCHIM AGUIRRE (Relator)
CÉSAR EDUARDO ZECCHIM AGUIRRE
Modalidade Comunicação Coordenada

Resumo
O nosso desafio profissional diante deste panorama em prestar assistência de enfermagem adequada nos aspectos biopsicosociais, vendo o indivíduo como um todo, não somente o olho a ser cuidado ou operado.

O serviço público universitário tem como uma das principais características o atendimento da camada mais carente da população. Os fatores que influenciam a adesão ao tratamento.

O baixo nível sócio-econômico e cutural podem ser associado com doença mais agressiva e de diagnóstico mais tardio, sendo importante fator de risco para cegueira.

Uma outra importante característica do serviço público universitário é ser modelo de relação enfermeiro/paciente contribuindo para a excelência da formação ética profissional do enfermeiro, proporcionando condições para que o paciente obtenha a cura.

Precisamos perceber e discernir até que ponto o paciente detém naquele momento o conhecimento de seus cuidados, explicados por nós profissionais.

Nestes termos a comunicação seja pela fala ou escrita, seja de forma eficiente, para favorecer uma melhor qualidade no atendimento. Seria uma troca de satisfação entre os profissionais e os clientes.

O cliente deve obter o conhecimento do seu problema bem como todo os riscos que poderá ocasionar a si mesmo e todos os cuidados que deverá tomar após o procedimento que poderá se efetivar.

Neste caso ele terá o direito também em decidir em fazer ou não o procedimento, através dos conhecimentos obtidos.

O olho é uma das mais fortes expressões dos seres humanos. Através dele nos comunicamos, nos guiamos, nos vemos e vivemos.

Dizem que os olhos são as janelas para a alma. Não poderíamos imaginar se não formos o cliente que tal seja o seu problema o grau de insatisfação, insegurança, dúvida, angústia e o principal - como o medo do desconhecido.

A comunicação nos interage e nos oferece confiança, amor, dignidade.
Estes são elementos necessários para estabelecer o cuidado e o principal que seria o auto cuidado do cliente de forma consciente.