Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título CRESCIMENTO INFANTIL: ANÁLISE DO POTENCIAL DA ESTRATÉGIA ATUAL NA AVALIAÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA.
Autores
EGILANE MADZA DE ALMEIDA MENDES LEITE (Relator)
EGILANE MADZA DE ALMEIDA MENDES LEITE
JOCELLY DE ARAÚJO FERREIRA
ORIANA DEYZE CORREIA PAIVA LEADEBAL
Modalidade Poster

Resumo
O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento (CD) da criança é um processo amplo, contínuo e complexo, constituindo-se em um importante indicador da saúde infantil.

Atividade do enfermeiro no nível da atenção básica à saúde, o CD é avaliado na faixa etária de zero a cinco anos de idade,
a partir do indicador peso/idade, proposto pelo Ministério da Saúde (MS) como indicador prioritário, por refletir à curto prazo, as alterações nutricionais sofridas pelas crianças; ficando a estatura classificada pelo mesmo como indicador antropométrico complementar.

Enquanto enfermeiras do Programa de Saúde da Família (PSF),cuja rotina
tem mostrado casos de crianças com déficits de estatura, e portanto de crescimento, e que não foram diagnosticadas pela mensuração do peso, nos propomos a questionar a estratégia do MS em avaliar o crescimento infantil com o incremento do cartão da criança resguardando a importância apenas do peso na avaliação da saúde infantil.

Desenvolvemos assim, um estudo do tipo descritivo- exploratório, de cunho quanti-qualitativo com as crianças de zero à cinco anos de idade do PSF I e II no município de Diamante PB, tendo como instrumentos para coleta de dados, balança pediátrica, balança plataforma, antropômetro e um questionário estruturado contendo perguntas inerentes aos objetivos da pesquisa.

Os dados foram analisados quanti-qualitativamente, os quais corresponderam à problemática inicial, o que levou-nos a propor modificações na estratégia atual, proposta pelo MS, de acompanhamento do crescimento infantil e cartão da criança.