Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DAS PACIENTES: RELACIONADO À PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA.
Autores
ELIZABETH DE SOUZA SILVA (Relator)
ELIZABETH DE SOUZA SILVA
GILMARA ALVES DA SILVA
ANGÉLICA OLIVEIRA DA CRUZ
MARIA JOSÉ DE LIMA SILVA
Modalidade Poster

Resumo


Neste estudo, verificou-se a percepção e o conhecimento das usuárias de um centro de saúde quanto a prevenção do Câncer de Mama, uma vez que, segundo o Ministério da Saúde representa a segunda causa de morte por câncer do gênero feminino no país.


Fazendo-se necessário uma detecção precoce, na qual a própria mulher assume um papel importante na identificação dessa afecção mamária em seu estado inicial, visto que um diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e controle da doença. Uma das formas mais eficazes de detecção é a realização do auto-exame das mamas (AEM), além da mamografia e exame clínico realizado por um médico ou enfermeiro.



A pesquisa foi de campo, exploratória e descritiva,com método de abordagem quantitativo, utilizando-se como amostra 20 (vinte) usuárias de um centro de saúde, e como instrumento de pesquisa uma entrevista com questões objetivas e subjetivas, em que os dados coletados receberam tratamento estatístico.

No que concerne as carcterísticas sociodemográficas, 35% das mulheres estão na da faixa etária dos 35 a 40 anos, possuem em média três a quatro filhos, 55% têm o ensino fundamental incompleto e 50% detêm de um a dois salários mínimos.

Quanto ao fator cuidar-se, 80% sabem se prevenir do Câncer de Mama, e dessas 53% informam o AEM como principal método preventivo,assim como 85% conhecem o AEM, e dessas 59% realiza-o uma vez ao mês. Sobre as atividades preventivas desenvolvidas no serviço, 80% desconhecem.

Conclui-se que, a maior parte das pacientes se encontram dentro da faixa etária de maior risco para o desenvolvimento da neoplasia, conhecem e realizam o AEM (considerada uma prática preventiva importante e acessível as mulheres), no entanto, desconhecem as atividades realizadas no serviço, seja por falta de interesse ou deficiente conhecimento da usuária, outrossim uma falha na divulgação de programas preventivos.

Portanto, torna-se a prevenção o melhor meio de se evitar e/ou retardar a evolução da neoplasia, caso sejam tomadas as providências cabíveis em tempo hábil.