Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título DEPRESSÃO EM MAIORES DE 60 ANOS: AÇÕES DE ENFERMAGEM DESENVOLVIDAS EM ATIVIDADES MULTIDISCIPLINARES.
Autores
JANAINA MARIA DOS SANTOS FRANCISCO DE PAULA (Relator)
JANAINA MARIA DOS SANTOS FRANCISCO DE PAULA
MARIA INÊS DA SILVA
ELISÂNGELA CAMPOS DA SILVA
SILVANA SIDNEY COSTA SANTOS
Modalidade Poster

Resumo

O envelhecimento saudável é compatível com o viver ativo no seio da família e da comunidade e os distúrbios depressivos são os mais freqüentes distúrbios do humor nos seres humanos mais envelhecidos podendo a adaptação individual ao processo normal do envelhecimento tornar a pessoa vulnerável à depressão.


Este estudo qualitativo descritivo e de abordagem exploratória avaliou a presença de depressão em idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILP) através da aplicação da Escala de Depressão Abreviada de Zung e despertou a percepção para o autocuidado através de atividades multidisciplinares.


A pesquisa foi desenvolvida em duas Instituições de Longa Permanência (ILP): uma de caráter filantrópico (Instituição A) e outra de caráter privado (Instituição B) através da utilização da entrevista estruturada e de técnica da observação assistemática. Após a aplicação da Escala de Depressão Abreviada de Zung, chamou-nos a atenção o alto índice de depressão e risco para depressão na Instituição A. Na Instituição B este índice mostrou-se próximo ao risco para depressão.


As propostas de ações de enfermagem incorporadas às ações já desenvolvidas nas ILPs mostraram-se adequadas e serviram de suporte ao atendimento das participantes.


A detecção precoce da depressão é de suma importância para o estabelecimento de medidas eficazes e intervenção precoces uma vez que a cura deste distúrbio depende da agilidade no seu diagnóstico.