Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título CUIDAR EDUCANDO: UMA PERSPECTIVA CULTURAL NA ASSISTÊNCIA AO CLIENTE COLOSTOMIZADO.
Autores
LILIANE CRISTINA LOPES DA SILVA (Relator)
LILIANE CRISTINA LOPES DA SILVA
LUANDA RODRIGUES DA PAIXÃO DE CASTRO
TATIANE GISELE MARQUES DA SILVA
INGRID MAGALI BARLETA
Modalidade Poster

Resumo

O presente estudo teve por objetivo estudar e analisar a assistência
de enfermagem ao colostomizado atrelado a educação para a reabilitação
dentro de um contexto culturalmente congruente. Segundo Smeltzer & Bare (2002), a colostomia é a criação cirúrgica de uma abertura (estoma) no cólon.


Pode ser temporária ou permanente, permitindo a drenagem dos conteúdos do cólon para fora do corpo.A metodologia empregada engloba um estido descritivo com abordagem qualitativa, sendo realizada na clinica cirúrgica do Hospital escola situado em Belém/PA, no período de 25 de abril a 3 de maio, tendo como ator social cliente de 70 anos, portador de colostomia permanente.


Os dados foram analisados através de uma observação
sistematizada com a realização de anamnese, exame físico completo e da assistência de enfermagem pré-estabelecida no caso clínico em questão, tomando por base o amparo do referencial teórico com citações de autores nacionais e internacionais existentes no universo literário.


Os resultados evidenciam que a assistência a pessoa colostomizada
é ineficiente e ocorre geralmente durante a alta hospitalar, não
oportunizando a participação ativa do mesmo. Observou-se também
que as orientações atribuídas ao cliente não integram o processo educativo desconsiderando sua realidade e valores.


Pode-se concluir que o processo educativo ocorre de maneira descontextualizada, não dando a devida importância a cultura do cliente o que torna mais difícil a adesão do cliente ao seu novo estilo de vida.Dessa forma a atividade educativa do enfermeiro deve favorecer a reflexão sobre a nova realidade e as formas de transformá-la.