Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título COMPORTAMENTO SEXUAL DE UM GRUPO DE MULHERES CASADAS FRENTE AO USO DO PRESERVATIVO.
Autores
CLÉA MEDEIROS DOS SANTOS (Relator)
CLÉA MEDEIROS DOS SANTOS
LUIZ PEREIRA DE ASSIS NETO
RAFAELLA DE ARAÚJO GARCIA
ANA CAROLINA PIRES GOUVEIA GUEDES
Modalidade Poster

Resumo


Este estudo foi realizado com objetivo de conhecer o comportamento de um grupo de mulheres casadas frente ao uso do preservativo nas relações sexuais conjugais a partir da entrevista de 40 acadêmicas de enfermagem, casadas e com vida sexual ativa.

Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa de natureza exploratória-descritiva realizada numa Instituição de Ensino Superior da cidade de João Pessoa-PB no mês de maio de 2005.

Os achados mostraram que 42% das entrevistadas afirmaram nunca ter usado preservativo nas relações sexuais conjugais, destas, 72% confidenciaram que o motivo principal seria a confiança depositada no parceiro e 19% revelaram o não uso porque o marido não permite e/ou não gosta.

Com os resultados da pesquisa podemos concluir que o casamento gera um preocupante "relaxamento" quanto ao uso da camisinha nas relações sexuais entre casais, pois a idéia de prevenção e parcerias fixas e/ou estáveis está intimamente relacionada à prevenção da transmissão sexual do HIV e a crença no amor como uma ilusória categoria de proteção ofusca a possibilidade de prevenção.