Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título AUTO-EXAMES DAS MAMAS: A VIDA EM SUAS MÃOS
Autores
RITA DE CÁSSIA ALMEIDA SALES (Relator)
RITA DE CÁSSIA ALMEIDA SALES
POLIANA KATIUSCIA ANCELMO DINIZ
MARIA ANGÉLICA PEREIRA BARBOSA
PAULA CAROLINA VALENÇA SILVA
Modalidade Poster

Resumo

O câncer de mama é um dos maiores problemas de saúde para a população feminina, possuindo como medida de prevenção e detecção precoce o auto-exame das mamas, pois na maioria dos casos os nódulos são detectados pelas próprias mulheres. Este estudo objetivou investigar a freqüência com que às mulheres vão ao ginecologista; identificar a freqüência que realizam o auto-exame das mamas, detectando as possíveis razões pelas quais as mulheres não realizam o auto-exame.


Pesquisa descritiva, de campo, com abordagem quanti-qualitativa.


A pesquisa foi realizada no mês de março de 2005 numa Unidade Básica de Saúde de Esperança - PB. O universo compreendeu as mulheres submetidas à consulta ginecológica, com amostra composta de mulheres acima de 20 anos. O instrumento constituiu-se de uma entrevista sob forma de questionário.


Os resultados foram agrupados em gráficos para facilitar a interpretação do fenômeno estudado e a discussão foi à luz do referencial teórico pertinente. Observou-se que 55% das mulheres, esporadicamente, freqüentavam o ginecologista e realizava o auto-exame das mamas (42%). Das mulheres que não realizam o auto-exame das mamas 50% relatam que não o faz por nunca ter se preocupado.


No tocante ao ginecologista realizar o exame clínico das mamas, 47% afirmam que o profissional não o realiza e 21% diz que é necessário propor a realização do citado exame, além de 37% informam que não recebe instruções do ginecologista acerca do auto-exame.


Assim constata-se que mesmo o auto-exame das mamas sendo uma importante "arma" contra o câncer de mama, o mesmo não é incentivado pelos médicos nem tampouco aderido pelas mulheres, necessitando, portanto, sensibilizá-los quanto à importância do mesmo.