Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título CLIMATÉRIO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
Autores
JULIANA LUCENA DE MIRANDA (Relator)
JULIANA LUCENA DE MIRANDA
CLEIDE CORREIA DE OLIVEIRA
Modalidade Poster

Resumo


Com o aumento da expectativa da vida humana, as mulheres passam cerca de um terço de suas vidas no climatério. Portanto, buscamos analisar o nível de satisfação das mulheres climatéricas com a assistência prestada pelos serviços de saúde pública e privada no município de Brejo Santo-CE. Realizou-se um estudo do tipo descritivo exploratório com abordagem qualitativa.

A coleta de dados aconteceu em maio de 2005 e os sujeitos da pesquisa foram dez mulheres que participavam de oficinas sobre climatério realizada no Centro de Saúde do município.

A amostra foi definida através de critérios de inclusão bem como pela saturação de dados. O instrumento utilizado foi uma entrevista semi-estruturada. A análise foi desenvolvida através de categorização das falas, subsidiadas pela literatura concernente ao assunto.

Os resultados identificaram que muitas mulheres ligam o climatério apenas ao fato da cessação da menstruação enquanto outras, reconhecem bem este período a ponto de descrevê-lo. A maioria das mulheres buscaram os serviços privados de saúde e todas relataram estar satisfeitas com a assistência apesar de destacarem a não resolução de seus problemas.

Portanto, percebemos que as mulheres não se posicionam corretamente com relação a estes questionamentos.

As mesmas também pontuaram a necessidade e importância de um serviço especializado que disponha além da terapia de reposição hormonal-TRH de outros meios alternativos de tratamento durante este período.

Acreditamos que os profissionais e gestores de saúde poderiam valorizar mais este aspecto e que os serviços públicos de saúde deveriam dispor de atendimento organizado e especializado voltado para o climatério.