Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título ASSESSMENT NA CONSULTA DE ENFERMAGEM ANTI-TABAGISMO: IMPLICAÇÕES NA OPERACIONALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO
Autores
FÁBIO DA COSTA CARBOGIM (Relator)
FÁBIO DA COSTA CARBOGIM
CRISTINA ARREGUY-SENA
KELLI BORGES DOS SANTOS
MARIA INÊS ALVES CABRAL
Modalidade Poster

Resumo
Considerando que a folha de Atendimento Ambulatorial (modelo SUS) disponibiliza campo limitado para documentação da primeira Consulta de Enfermagem, identificamos a necessidade de usarmos um instrumento que nos propiciasse visão panorâmica da situação dos fumantes; indispensável à definição do diagnóstico de enfermagem, da meta e da conduta terapêutica.

Trata-se de um relato de experiência que descreve o processo de reestruturação de instrumento de assessment usado na Consulta de Enfermagem para interrupção do consumo do tabaco com vistas a maximazação da operacionalização do atendimento aos usuários do SUS.

Buscamos na teoria de Dorotheia Orem um paradigma articulador entre nossas expectativas
e as recomendações mencionadas na literatura, utilizando-nos do roteiro proposto por ARREGUY-SENA et al. 2003 para estruturação da Consulta de Enfermagem.

A redução do impresso original/objetivação do mesmo para a modalidade de preenchimento foi formatado em uma página (frente/verso) com inclusão das informações relevantes. A validação do instrumento nos permitiu reduzir o tempo da Consulta em 20 minutos, mantendo a qualidade do atendimento.

Diante do exposto consideramos que a reestruturação do instrumento para a realização do assessment mostrou-se viável na operacionalização da primeira Consulta de Enfermagem, uma vez que permitiu reduzir o tempo laboral de atuação do profissional Enfermeiro, qualificando o atendimento com a documentação indispensável ao exercício profissional e ao processo de acompanhamento em consultas de retorno.