Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título CARACTERIZAÇÃO PSICOSSOCIAL DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: ESTUDO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB
Autores
TAYSE TAMARA DA PAIXAO DURTE (Relator)
TAYSE TAMARA DA PAIXAO DURTE
ARLEUSSON RICARTE DE OLIVEIRA
PAULA CAROLINA VALENÇA SILVA
WELLINGTON LUIZ DE LIMA
Modalidade Poster

Resumo


A pesquisa realizada teve como objetivo geral: caracterizar os aspectos psicossociais da gravidez na adolescência. A adolescência compreende um período de transição entre a infância e a fase adulta, marcado por grandes transformações que acrescidas a alguns fatores psicossociais tem contribuido para uma gravidez na adolescência, uma das maiores problemáticas de Saúde Pública no Brasil.

A pesquisa descritiva e de campo com abordagem quanti-qualitativa, foi realizada em uma Unidade Básica de Saúde da referida cidade, no período de janeiro à abril de 2004 , com amostra formada por 15 gestantes entre 12 e 19 anos, que realizavam consultas de pré-natal no referido estabelecimento.

Os dados foram coletados através de um questionário e os resultados, analisados através de uma discussão teórica, bem como, explanados em gráficos e tabelas.

Os resultados mostraram que 66,6% das gestantes cursam o Ensino Fundamental; 53,3% têm entre 15-17 anos; 46,6% estão na primeira gestação; 80% dos pais aceitaram a gravidez; 46,6% delas ficaram assustadas mas felizes com a gravidez; 33,3% delas abandonaram os estudos; 40% não tiveram orientação sexual; 40% desejavam engravidar; 60% viviam com renda mensal de um salário mínimo; 60% deles aceitaram a gravidez e 40% das gestantes relatam amadurecimento pessoal. Portanto, se faz necessário tal estudo, para tentar modificar tal realidade e proporcionar uma melhor qualidade de vida às adolescentes.