Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PORTADOR DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA SECUNDÁRIO AO LUPUS ERITEMATOSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
MARIA DE FÁTIMA SOUZA CONCEIÇÃO (Relator)
MARIA DE FÁTIMA SOUZA CONCEIÇÃO
PRISCILA SOARES ABREU
PATRÍCIA REJANE RIBEIRO BISPO
GERLENE GRUDKA LIRA
Modalidade Poster

Resumo
O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) parece resultar de um distúrbio de regulação imune que causa uma produção exagerada de anticorpos. É causada por algumas combinações de fatores genéticos, hormonais, ambientais, drogas e certos alimentos.O inicio do LES pode ser insidioso ou agudo, por esta razão, o paciente pode permanecer sem diagnostico por muitos anos.

Os aspectos clínicos envolvem os múltiplos sistemas do corpo afetando o sistema renal cerca de 32% e os glomérulos renais geralmente são afetados ocasionando insuficiência renal aguda e crônica. A insuficiência renal ocorre quando os rins são incapazes de remover as escórias metabólicas do corpo ou realizar suas funções reguladoras.

Neste sentido, torna-se essencial uma atuação de enfermagem precisa a fim de se evitar tais complicações e de colaborar para a melhora do quadro clínico. Este estudo teve como objetivo proporcionar conhecimentos científico, garantindo a qualidade da assistência de enfermagem voltada às necessidades do paciente portador de insuficiência renal e correlacionar a problemática apresentada com a assistência de enfermagem adotada.

Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, realizada na enfermaria nefrologia de um Hospital Universitário da cidade do Recife/PE. Foram formulados diagnósticos e ações de enfermagem direcionados, contribuindo para uma recuperação e escolha do tratamento adequado, culminando com a alta hospitalar.