Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título CARACTERIZAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA: TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Autores
RITA DE CÁSSIA ALMEIDA SALES (Relator)
RITA DE CÁSSIA ALMEIDA SALES
POLIANA KATIUSCIA ANCELMO DINIZ
VERA LÚCIA DINIZ DA SILVA
FRANCISCO GLÉRISTON VIEIRA
Modalidade Poster

Resumo


O câncer de mama apesar de ter o privilégio da detecção precoce ser executável possui uma grande incidência e mortalidade. Os métodos de diagnósticos são vastos tendo maior enfoque o auto-exame e a mamografia.

O tratamento é específico para cada caso, tendo como opções principais a mastectomia, radioterapia e a quimioterapia muitas vezes associadas.

Este estudo objetivou apontar a freqüência do uso de terapia de Reposição Hormonal-TRH entre as mulheres com câncer de mama; identificar os principais exames de diagnóstico e tratamento para câncer de mama. Trata-se de um estudo descritivo e documental, realizado de mar. /mai. de 2005 em uma entidade hospitalar de Campina Grande-PB.

Os dados foram coletados a partir de prontuários e a amostra foi constituída pelas portadoras de câncer de mama que fizeram tratamento na instituição de jul. /dez. de 2004.

Observou-se neste estudo que apenas 2% das mulheres fizeram uso de TRH; Em relação ao diagnóstico os exames de maior realização foram o anatomopatológico e o histopatológico.

E o tratamento utilizado em sua maioria foi a mastectomia associada a radioterapia e/ou quimioterapia. Nessa vertente verificamos que a TRH ainda é controversa em relação ao câncer de mama.

A mamografia como método de diagnóstico ficou a margem em relação a outros exames e os tratamentos utilizados estão pertinentes a literatura. Sendo assim, é necessário rever certos conceitos em relação a TRH e intensificar pesquisas sobre a mesma como também melhor adequar os métodos de diagnósticos para que se possa não só detectar, mas combater precocemente o câncer de mama.