Título | AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM, SEGUNDO A OPINIÃO DOS CLIENTES E DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DA CLÍNICA MÉDICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO | |||||
Autores |
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Modalidade | Poster | |||||
Resumo |
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O presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade da assistência de enfermagem prestada aos clientes da clínica médica de um hospital universitário. Segundo Chiavenato (1992), qualidade significa conformidade e adequação com relação ao que o usuário ou cliente espera. A humanização da qualidade é o caminho para melhorar a assistência hospitalar e traz vantagens para a equipe de saúde, para o paciente e para o hospital (SANTOS, 2002).Trata-se de um estudo de natureza exploratória, realizado no período de Julho a Outubro de 2004. A população constituiu-se dos clientes e equipe de enfermagem. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: questionários, prontuários, registros de enfermagem, além da observação sistemática. A análise dos resultados proporcionou conhecer a realidade
Por outro lado, os pacientes demonstram satisfação com a qualidade da assistência de enfermagem, todavia, através de observações verifica-se que a satisfação refletida pelos clientes pode estar associada ao nível sócio-econômico dos mesmos. Conclui-se que a equipe de enfermagem demonstra insatisfação
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