Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM, SEGUNDO A OPINIÃO DOS CLIENTES E DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DA CLÍNICA MÉDICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Autores
DANIELA MARIA LEAL VASCONCELOS (Relator)
DANIELA MARIA LEAL VASCONCELOS
ANA CAROLINE LOPES TAVARES
POLLYANA LUCENA SOARES
RAULANGIA DE LIMA DINIZ
Modalidade Poster

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade da assistência de enfermagem prestada aos clientes da clínica médica de um hospital universitário. Segundo Chiavenato (1992), qualidade significa conformidade e adequação com relação ao que o usuário ou cliente espera.


A humanização da qualidade é o caminho para melhorar a assistência hospitalar e traz vantagens para a equipe de saúde, para o paciente e para o hospital (SANTOS, 2002).Trata-se de um estudo de natureza exploratória, realizado no período de Julho a Outubro de 2004.


A população constituiu-se dos clientes e equipe de enfermagem. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: questionários, prontuários, registros de enfermagem, além da observação sistemática.


A análise dos resultados proporcionou conhecer a realidade
da clínica médica, quanto às dificuldades enfrentadas pelos profissionais de Enfermagem na prestação de uma assistência humanizada e de qualidade, tendo sido identificado insatisfação nas condições de trabalho e déficit de treinamento de pessoal.


Por outro lado, os pacientes demonstram satisfação com a qualidade da assistência de enfermagem, todavia, através de observações verifica-se que a satisfação refletida pelos clientes pode estar associada ao nível sócio-econômico dos mesmos.


Conclui-se que a equipe de enfermagem demonstra insatisfação
que reflete na qualidade do serviço prestado ao paciente, no entanto, os pacientes sentem-se satisfeitos com a assistência recebida.