Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM A UMA CLIENTE COM LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA: ESTUDO DE CASO.
Autores
VILMA ELENICE CONTATTO ROSSI (Relator)
VILMA ELENICE CONTATTO ROSSI
JOSELAINE DOS SANTOS DORVALINO
KEILA DAYANE COSTA
VALESSA CUNHA
Modalidade Poster

Resumo

A leucemia mielóide aguda é resultado de um defeito na célula-matriz hematopoiética que se diferencia em monócitos, granulócitos eritrócitos e plaquetas. Pode afetar todos os grupos etários, é a leucemia não linfocítica mais comum, sendo potencialmente curável.


As manifestações clínicas derivam da produção insuficiente de células normais. A enfermagem tem importante papel na orientação da pessoa com leucemia mielóide; este compromisso pode ser facilitado por meio da aplicação do Processo de Enfermagem.
Estudo descritivo, realizado na Santa Casa de Passos - MG, durante desenvolvimento das aulas práticas da disciplina Teorias e Processo de Enfermagem do Curso de Enfermagem da FESP, tendo por objetivo identificar diagnósticos de enfermagem a uma cliente com diagnóstico de leucemia mielóide aguda, utilizando-se a teoria do autocuidado e Orem taxonomia dos diagnósticos de enfermagem da NANDA.


A cliente foi admitida com queixas de disfagia, epigastralgia, cefaléia intensa, mal estar geral, vômitos, edema de membros inferiores, lesão na mucosa oral, dor generalizada, fezes filiformes, escuras e ressecadas, é tabagista e sedentária, sendo identificados os seguintes diagnósticos de enfermagem: risco para infecção, nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais, déficit no auto cuidado para banho/higiene e risco para integridade da pele prejudicada, tendo sido realizado o planejamento e implementação da assistência de enfermagem.



A utilização do Processo de Enfermagem requer tempo e conhecimentos suficientes para que se possa elaborar a assistência de enfermagem para os diversos tipos de clientes que atendemos, contribuindo para a formação do aluno como futuro membro da equipe de saúde.