Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO NO SETOR DE DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS (DIC) DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY/UFPB.
Autores
WALESKA SEHARRON PADRE FECHINE (Relator)
WALESKA SEHARRON PADRE FECHINE
FRANCISCO REYNALDO JANUÁRIO
JOÃO PAULO OLIVEIRA NUNES
ÉDLLA MIKAINE PADRE FECHINE
Modalidade Poster

Resumo

OBJETIVO Este estudo teve como objetivo calcular o numero de profissionais de enfermagem necessário para o setor de Doenças Infecto-Contagiosas utilizando o cálculo do pessoal de enfermagem.


REFERENCIAL TEÓRICO A administração
é um conjunto de princípios, normas e funções que tem por fim ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização, na nossa profissão tal fato se torna realidade através da utilização dos cálculos da quantidade de pessoal, cálculo do índice de servidor sobre o número de leitos e cálculo do percentual de absenteísmo da unidade.


METODOLOGIA Esta é uma pesquisa quantitativa
e de propósito descritivo, realizado no quarto andar do Hospital Universitário
Lauro Wanderley. No inicio utilizou-se a escala de serviço de enfermagem para verificar o numero de profissionais que trabalham naquele setor, posteriormente foi utilizado os cálculos para o pessoal de enfermagem. Para finalizar foi realizado a comparação entre o numero obtido dos calculo com o numero de profissionais que realmente é necessário.


ANÁLISE DE RESULTADOS Foi constatado que o numero de técnicos e auxiliares de enfermagem ultrapassou o limite e ocorreu um déficit de enfermeiros.


CONCLUSÕES A administração é essencial ao serviço, ela propicia além da organização do serviço o controle da quantidade de pessoal de enfermagem, isso torna o enfermeiro um gestor do serviço de saúde.