Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título DIAGNÓSTICO TARDIO EM HANSENÍASE - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.
Autores
JOSENILCE CESÁRIO DA SILVA (Relator)
JOSENILCE CESÁRIO DA SILVA
MARIA DE FÁTIMA FARIAS OLIVEIRA
ROBERTO SANTOS DE OLIVEIRA
Modalidade Poster

Resumo

Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, que busca identificar o grau de conhecimento dos clientes em tratamento para a hanseníase, com vistas nas orientações de Leavell e Clarck (1994), a fim de primar pelo nível primário de promoção da saúde e prevenção da doença, no que tange ao objeto do estudo.


A hanseníase é uma doença insidiosa que leva os profissionais a questionarem o grau de conhecimento do indivíduo sobre os sinais e/ou sintomas, para avaliar a oportunidade de iniciar o tratamento precocemente, antes da evolução da doença.


A preocupação está no tempo entre a suspeição do cliente e o início do tratamento. A problemática do diagnostico e inicio do tratamento em fase tardia resulta em distúrbios que podem ser desastrosos para os indivíduos e familiares. Esta pesquisa investigou entre os envolvidos o reconhecimento da importância de se conhecer as causas e as conseqüências, contribuindo para a redução do numero de casos de hanseníase a partir do diagnóstico precoce, com envolvimento da população.


O cenário de estudo foi uma Unidade Básica de Saúde Pública localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro (Posto de Saúde Dr. Nascimento Gurgel), pelo numero de clientes em tratamento. Optou-se por este cenário por apresentar um significativo número de casos nas modalidades clínicas multibacilares (Dimorfa, Virchowiana).