Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título ESTÁGIO MULTIDISCIPLINAR INTERIORIZADO (EMI): A PROPOSTA X A REALIDADE.
Autores
DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO (Relator)
DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO
JOSEFA JOSETE DA SILVA SANTOS
LIDIANNE FERNANDES DA SILVA LÔBO
Modalidade Poster

Resumo
INTRODUÇÃO: Este trabalho registra a experiência de realização do Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI) que faz parte da grade curricular dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia e Psicologia da UEPB. O seu propósito é desenvolver no aluno competências e habilidades para investir no processo de trabalho nas áreas de assistência, educação e investigação, nos serviços básicos de saúde, hospitais e áreas afins. Tem como objetivo principal articular conhecimentos adquiridos na academia, possibilitando uma postura crítica em relação aos vários cenários da prática profissional. OBJETIVOS: Relatar vivências do EMI enquanto acadêmicos de enfermagem e Propor reflexões a cerca de sua proposta. METODOLOGIA: Trata-se de um Relato de Experiência sobre o componente curricular EMI, do curso de graduação em Enfermagem da UEPB. As atividades ocorreram no município de Massaranduba, semi-árido Paraibano, em novembro de 2004. RESULTADOS: As atividades de Enfermagem (visita domiciliar, educação em saúde, consultas de enfermagem) restringiram-se ao Programa Saúde da Família, apesar da existência de um hospital. As dificuldades convergiram para o baixo suporte financeiro da universidade e do município anfitrião na realização efetiva do estágio; falta de integração e definição de papéis da equipe multidisciplinar de profissionais; restrições para realização das ações de enfermagem, tudo isto indo de encontro à proposta do estágio. CONCLUSÕES: Torna-se imperioso repensar a proposta do estágio, com possíveis supervisões conjuntas entre universidade e município, objetivando-se a qualidade das atividades e serviços oferecidos. Apesar das adversidades, a experiência aponta para o desenvolvimento do senso crítico, crescimento profissional e pessoal.