Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título INVESTIGAÇÃO DA QUALIDADE HOSPITALAR SOB A PERSPECTIVA DA SATISFAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DO PÓS-OPERATÓRIO MEDIATO.
Autores
ARLEUSSON RICARTE DE OLIVEIRA (Relator)
ARLEUSSON RICARTE DE OLIVEIRA
PAULA CAROLINA VALENÇA SILVA
REBECA DO Ó GOMES
POLYANA KATIÚCIA ANCELMO DINIZ
Modalidade Poster

Resumo
No Brasil, a equipe multidisciplinar de saúde, enfrenta a difícil realidade de degradação do sistema público de saúde, bem como cresce a concorrência entre os profissionais. No entanto, tem-se observado um esforço no sentido de aperfeiçoar a qualidade no serviço de enfermagem, pois este acarreta uma série de melhorias para o usuário, o funcionário, como também, para a própria instituição. A satisfação no trabalho tem sido percebida como uma maneira favorável de combater os problemas de produtividade e qualidade. Com isso, propõe-se avaliar a satisfação da equipe de enfermagem no pós-operatório mediato no Município de Campina Grande - PB. A amostra foi constituída por 55 indivíduos, representando a equipe de enfermagem que presta cuidados no pós-operatório mediato. Foram sorteados cinco hospitais, sorteio foi feito por Distritos Sanitários de Campina Grande. Como instrumento, foi utilizado um formulário. O estudo foi do tipo transversal-descritivo-analítico, com abordagem quantitativa. Verificou-se que o estudo foi composto por 47,3 % de auxiliares, 38,2% de técnicos e 14,5% de enfermeiros. As relações de trabalho foram favoráveis, visto que 56,4% da equipe de enfermagem informaram ter uma boa relação com a própria equipe, A maioria dos profissionais de enfermagem definiu suas relações com as demais equipes como boa, já os usuários qualificaram suas relações como sendo ótima. Os profissionais se qualificaram como produtivos (100,0%). Para 58,2% da equipe o trabalho era enriquecedor. 83,6% dos profissionais sentiam-se satisfeitos e 87,3% realizados. Somente os enfermeiros participam nas decisões das instituições. Ficou evidenciado que a equipe de enfermagem mantém uma boa relação entre ela, com as demais equipes que trabalham no hospital, e com o usuário. A equipe está satisfeita na instituição e sente-se realizada profissionalmente. Mesmo se verificando que os resultados tenham, de modo geral, se revelado satisfatório para a instituição é aconselhável atentar para as falhas encontradas.