Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título A DISPLICÊNCIA NO USO DE DROGAS EMAGRECEDORAS E O DESENVOLVIMENTO DO HIPERTIREOIDISMO COMO CONSEQÜÊNCIA.
Autores
MAYRA MARTHO MOURA DE OLIVEIRA (Relator)
MAYRA MARTHO MOURA DE OLIVEIRA
ANDRESSA CAMPOS DE MACEDO
ALESSANDRA SANT´ANNA NUNES
Modalidade Poster

Resumo

Este trabalho é um pré-requisito parcial para a conclusão da disciplina de semiologia II realizada por acadêmicos de enfermagem cursando o 4º período da Universidade Estácio de Sá campus Rebouças, que tem como objetivos: discutir sobre o risco-benefício de drogas emagrecedoras;alertar sobre o desenvolvimento de hipertireoidismo no uso desses medicamentos.

A metodologia utilizada para este trabalho foi de Revisão Bibliográfica, para isso usamos como fonte de pesquisa sites de procura na internet onde conseguimos informações atualizadas de periódicos, artigos e reportagens da imprensa sobre o assunto.

As atuais formas emagrecedoras são feitas através de associações de vários medicamentos, entre eles hormônios tireoidianos que no organismo atua no metabolismo de vários tecidos, só que se usados em grande quantidade desenvolve o hipertireoidismo, que tem como um de seus sintomas, o emagrecimento.

Devido ao padrão de beleza da sociedade, magreza, muitas mulheres procuram em fórmulas milagrosas alcançar seu objetivo: emagrecer sem esforço de forma rápida colocando em risco sua própria saúde. Concluímos que alguns profissionais da área da saúde não informam a seus pacientes sobre o risco desses medicamentos, falando somente dos benefícios físicos, e esses pacientes, em sua maioria mulheres, não atentam para o fato que podem vir a desenvolver doenças graves como hipertireiodismo.