Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título ADOLESCENTES NUTRIZES E O ALEITAMENTO MATERNO: BASES PARA INTERVENÇÃO DE CUIDADOS
Autores
OZINALDA VELOSO PEREIRA (Relator)
OZINALDA VELOSO PEREIRA
JOSEFA LIMA CORTEZ MACHADO
LUCIMAR RAMOS RIBEIRO GONÇALVES
Modalidade Poster

Resumo
A alimentação ao seio confere vantagens tanto para a criança como para a mãe, isto é consenso, porém a duração da amamentação e as baixas taxas de aleitamento materno exclusivo se constituem ainda num problema que deve ser enfrentado.

Frente a esta problemática este trabalho tem como objetivos: avaliar o conhecimento das adolescentes nutrizes sobre o aleitamento materno e discutir os fatores que interferem na prática da amamentação. Adotou-se os preceitos da pesquisa qualitativa e os sujeitos do estudo foram 13 adolescentes nutrizes do município de Castelo do Piauí que se encontravam entre o primeiro e o sétimo mês pós-parto.

O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semi-estruturada com três perguntas abertas. A coleta de dados foi realizada no período de fevereiro a março de 2005.

A análise permitiu revelar que as adolescentes detêm informações sobre a importância e vantagens do aleitamento materno. Em relação às alegações para o desmame precoce pôde-se verificar a falta de confiança das adolescentes no leite materno.

Observou-se ainda como fator relevante para o desmame o despreparo dos profissionais de saúde ao lidar com o manejo do processo de amamentação.

A realização desse trabalho contribuiu para reflexão da necessidade de sistematizar o apoio às mães nutrizes no sentido de proporcionar uma assistência individualizada e conseguir uma adesão satisfatória das mães adolescentes ao aleitamento materno.