Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título A ENFERMAGEM NO ACONSELHAMENTO EM AMAMENTACÃO E PREVENCÃO DE MASTITE NO PUERPÉRIO.
Autores
LUANA BACK (Relator)
LUANA BACK
CLEUSA ALVES MARTINS
Modalidade Poster

Resumo


O leite humano é a dieta mais desejável e completa para o bebê durante os primeiros seis meses de vida. A amamentação é uma pratica natural e simples, entretanto alguns fatores como a insegurança da mãe ao pensar que seu leite é fraco, insuficiente, e sua jornada de trabalho, tornam o ato complexo.

Nesse sentido é necessário que o profissional de enfermagem desenvolva ações educativas, buscando compreender a nutriz em todas as suas dimensões de ser mulher. Além dos aspectos sociais, existem ainda complicações na mama que podem levar ao desmame precoce, dentre os quais destaca-se a mastite, que, embora não tão freqüente, quando ocorre geralmente leva ao desmame.

Portanto, o trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica como pressuposto teórico para nortear o aconselhamento de enfermagem em amamentação e prevenção da mastite, um problema fundamental da lactação e seu manejo.

Trata-se de um estudo bibliográfico qualitativo, no qual realizamos levantamento em publicações científicas de enfermagem a partir da base de dados SCIELO, e livros-texto. Utilizou-se artigos que se encontravam disponíveis na íntegra dentro da base de dados consultada. Foi redigido com base nas normas da ABNT.

Concluímos que, é papel primordial da enfermagem a prevenção de mastite e outras complicações da mama. Tomar a morbidade mamária como objeto de prevenção e tratamento precoce representa um ponto fundamental de atuação, desde ações educativas no pré-natal, para promoção da qualidade de saúde e bem-estar das puérperas, com repercussão inclusive na relação mãe/filho.