Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título ACONSELHAMENTO PRÉVIO AO TESTE DE HIV NO PRÉ-NATAL: A OPINIÃO DA MULHER SOROPOSITIVO
Autores
KARLA JOELMA BEZERRA CUNHA (Relator)
KARLA JOELMA BEZERRA CUNHA
JULIANA ODORICO DE OLIVEIRA
MARIA DO ROZÁRIO DE FATIMA BORGES SAMPAIO
Modalidade Poster

Resumo
Pesquisa descritiva de natureza qualitativa, tendo como objeto a opinião da mulher soropositiva sobre o aconselhamento pré e pós-teste de HIV.

Os objetivos foram: conhecer a opinião das mulheres soropositivas sobre o aconselhamento pré e pós-teste de HIV bem como discutir as contribuições do aconselhamento pré e pós-teste de HIV para a aceitação da soropositidade.

O estudo foi construído com quinze mulheres HIV positivas, que descobriram o diagnóstico no ciclo gravídico-puerperal, entrevistadas através da aplicação de roteiro semi-estrututado durante as consultas de acompanhamento dos filhos em uma instituição de referência de Teresina-PI.

As categorias de análises foram as seguintes: O impacto do diagnóstico; Orientações/informações prestadas à mulher no aconselhamento pré e pós-exame do HIV;A opinião das mulheres sobre o aconselhamento;

A omissão do diagnóstico; e As contribuições do aconselhamento para aceitação do diagnóstico. Deste modo, os resultados revelaram que as mulheres reagiram com surpresa, desespero e angústia diante do diagnóstico.

A maioria das informações foi transmitida durante o aconselhamento pós-teste com ênfase na prevenção da transmissão perinatal, adesão dos parceiros e continuidade do tratamento.

As mulheres foram unânimes em demonstrar satisfação no aconselhamento, pelo enfoque informativo desse processo. Por outro lado, foi demonstrada insatisfação com a admissão para o parto, pela falta de receptividade e acolhida na instituição.

A decisão sobre revelar o diagnóstico demonstra o medo de serem tratadas com preconceito e discriminação por familiares e pela sociedade, ao ser conhecida a condição de soropositividade.

Com base no estudo realizado, pode-se afirmar que o aconselhamento foi importante para a aceitação do diagnóstico e a adesão ao tratamento.