Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título ACESSO VENOSO PROFUNDO
Autores
PAULA PRISCILLA VIEIRA FERNANDES (Relator)
PAULA PRISCILLA VIEIRA FERNANDES
GLAUCE EMANUELLE RAMOS
JOSILENE DE MELO BURITI VASCONCELOS
MARIA DOS REMÉDIOS COUTINHO DE SOUSA
Modalidade Poster

Resumo


O estudo em questão tem por finalidade enfatizar a importância do cateterismo venoso profundo nos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva, mostrando os principais tipos de acesso venoso profundo, bem como, abordar os cuidados que devem ser prestados pela equipe de enfermagem a estes pacientes, traçando seus principais diagnósticos de enfermagem.

O termo acesso venoso profundo refere-se a canulização de uma via profunda por meio de um cateter (OISHI, 2000, p.188). Seu emprego permite maior segurança no manejo de pacientes internados em clínicas de terapia intensiva, propiciando uma via adequada para infusão de soluções e medicamentos e para a determinação de parâmetros cardiocirculatórios.

O presente estudo constitui uma pesquisa bibliográfica. Para a realização do mesmo foram utilizadas as normas da ABNT, além de pesquisas à publicações variadas e atualizadas, tendo como fontes iniciais, livros específicos e material da Internet.

Apesar dos inúmeros benefícios que proporciona, o cateterismo venoso profundo representa uma fonte potencial de complicações infecciosas. Daí a necessidade e a importância da equipe de enfermagem, em especial do enfermeiro na prevenção e também em uma posterior detecção de complicações potenciais relacionadas à inserção do cateter profundo, bem como no auxílio permanente à equipe médica, para colocação do mesmo.

A necessidade de um acesso venoso profundo quase constante em reanimação tropeça freqüentemente com dificuldades extremas, devido à destruição da rede venosa profunda acessível, por procedimento realizado de forma inadequada. Portanto, apesar de ser ato freqüente, a perfusão intravenosa não deve jamais ser considerada como um ato trivial.