Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título A BIOSSEGURANÇA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA A DOENTES DE TUBERCULOSE.
Autores
DIANY DA SILVA RIQUETA (Relator)
DIANY DA SILVA RIQUETA
CRISTINA LAVOYER ESCUDEIRO
FABIANA BARBOSA ASSUMPÇÃO SOUZA
Modalidade Poster

Resumo

Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde de Pública/ Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. O estudo abordou o elevado risco de adoecimento do profissional de saúde que trabalha com clientes doentes de tuberculose X a não utilização de medidas de biossegurança por estes profissionais.

Tendo por objetivos: identificar o conhecimento da equipe de enfermagem relacionado às medidas de biossegurança em tuberculose; identificar as medidas de biossegurança em tuberculose utilizadas por estes profissionais; discutir a implementação das medidas de biossegurança em tuberculose pela equipe de enfermagem em sua prática profissional.

O referencial teórico foi embasado em publicações do Ministério da Saúde. A pesquisa de abordagem qualitativa teve como cenário o Setor de Pneumologia de um Centro Municipal de Saúde localizado no município do Rio de Janeiro.

Os sujeitos do estudo foram os profissionais da equipe de enfermagem que atuam no referido setor. Os dados foram coletados através de entrevistas para o preenchimento de formulário, contendo sete questionamentos.

Identificou-se que a equipe de enfermagem conhece as medidas de biossegurança durante o cuidado com os clientes com Tuberculose, porém as utilizam de forma descontínua, o que não garante uma prática de assistência que assegure sua própria saúde, tornando-se expostos à doença em ambiente de alto risco.