Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título ABUSO DE DROGAS: CONCEITOS GERAIS E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Autores
ERILZE NONATO SANTOS COELHO (Relator)
ERILZE NONATO SANTOS COELHO
JANAÍNA FERNANDES LIMA
LUDMILLA LUCENA DE ARAÚJO ALMEIDA
MARIA JOSÉ DAS NEVES SILVA
Modalidade Poster

Resumo


Este estudo teve como objetivos realizar um levantamento teórico acerca das drogas mais utilizadas no Brasil, abordando conceitos gerais e os principais transtornos psiquiátricos decorrentes do uso abusivo; enfatizar a assistência de enfermagem e o papel do enfermeiro no tratamento e prevenção da dependência de drogas.

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde foram abordados conceitos gerais de abuso de drogas, estudos de drogas mais comuns, alguns transtornos psiquiátricos e seu tratamento; bem como, foi proposta a assistência de enfermagem as pessoas que fazem uso abusivo de drogas.

O abuso de drogas está relacionado a pessoas que usam abusivamente drogas, exceto o álcool, o fumo, a cafeína e aquelas substâncias prescritas para as necessidades clínicas. A dependência é comprovada pelo uso habitual da droga ou sinais evidentes de necessidade.

O abuso e a dependência de substâncias são mais comuns em homens do que em mulheres, abrangendo principalmente adultos jovens e adolescentes. O abuso de drogas é conseqüência de fatores culturais sociais e pessoais, interagindo de forma bastante complexa, de tal modo a ser difícil distinguir-se de onde vem a maior influência. A procura da droga está relacionada com a necessidade de se encontrar uma saída para as tensões e aumentar a auto-estima.

O enfermeiro ao prestar assistência deve ajudar o indivíduo dependente de substancias a readquirir seu bem-estar fisiológico, aumentar sua auto-estima e desenvolver métodos funcionais de lidar com o estresse.