Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título A UTILIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM DE NANDA NA ASSISTÊNCIA PRESTADA AOS CLIENTES PORTADORES DE TÉTANO
Autores
AUDREI CASTRO TELLES (Relator)
AUDREI CASTRO TELLES
THIAGO DE FREITAS FRANÇA
SEBASTIÃO FREIRE DE OLIVEIRA
PAULO ALEXANDRE DE SOUZA SÃO BENTO E CÉLIDA TEREZINHA DA SILVA CASTRO SUZARTE
Modalidade Poster

Resumo


O presente estudo tem como objetivo principal identificar os possíveis diagnósticos de enfermagem, baseado em NANDA (North American Nursing Diagnosis Association), encontrados em clientes portadores de tétano. È um estudo qualitativo, do tipo exploratório descritivo que, através da observação direta a estes clientes e pesquisa bibliográfica, busca enumerar os principais sinais e sintomas encontrados nos clientes portadores de tétano, correlacionar estes sinais e sintomas com os diagnósticos de enfermagem de NANDA enfatizando suas características definidoras e fatores relacionados e ressaltar a importância do diagnóstico de enfermagem para o tratamento adequado ao cliente portador de tétano.

As questões que nortearam o estudo foram: quais os principais diagnósticos de enfermagem encontrados nos clientes portadores de tétano e qual a importância desse diagnóstico para a assistência de enfermagem a esse cliente? O tétano é uma doença infecciosa grave, cujo tratamento adequado é condição sine qua non para reabilitação do cliente.

O diagnóstico de enfermagem de NANDA, a partir da anamnese e do exame físico, é o passo inicial para a sistematização da assistência de enfermagem, podendo proporcionar a este cliente uma assistência qualificada que aliada ao tratamento farmacológico poderá garantir o pronto restabelecimento do cliente.