Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título A ENFERMAGEM E O DESCOLAMENTO PREMATURO DE PLACENTA.
Autores
PAULA DIAS DO SACRAMENTO (Relator)
PAULA DIAS DO SACRAMENTO
ROBSON DA SILVA FERREIRA
Modalidade Poster

Resumo


OBJETIVOS

Diagnosticar os casos de Descolamento Prematuro de Placenta, contribuindo assim para sua diminuição e propondo ações de Enfermagem que contribuam para a elaboração de um plano de cuidados.

REFERENCIAL METODOLÓGICO

O problema será estudado através de uma pesquisa exploratória, de enfoque qualitativo e seu universo é a Enfermagem e o Descolamento Prematuro de Placenta. Para a coleta de dados foi utilizada a pesquisa bibliográfica e a observação de pacientes com DPP.

FUNDAMENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Segundo NEME (2000), o DPP é caracterizado pela separação da placenta da Parede Uterina podendo ocasionar fatores internos e externos sendo uma das principais causas do descolamento. Segundo RESENDE, M (2003), as principais complicações que o DPP pode trazer são as hemorragias internas ou externas.

CONCLUSÃO

O DPP vem aumentando gradativamente, estando entre uma das patologias de maiores causas de morbi-mortalidade em obstetrícia. Atentamos que o DPP necessita de uma assistência qualificada e contínua onde a Enfermagem esteja diretamente interligada na atuação e participações vinculadas ao esclarecimento sobre a patologia e concomitantemente promover tais orientações à frente da população de risco, Ressaltamos ainda que diante do complexo de alterações psicológicas e fisiológicas que passam as gestantes com DPP, possamos perceber o quanto é importante o papel do Enfermeiro tanto na assistência direta ou indireta com o intuito de interagir na prevenção e tratamento.