Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título A COMUNICAÇÃO DAS MÃES COM OS RECÉM-NASCIDOS
Autores
ANA PAULA SANTOS DA SILVA (Relator)
ANA PAULA SANTOS DA SILVA
Modalidade Poster

Resumo

A comunicação é um processo que envolve a transmissão de informações entre dois ou mais indivíduos onde um emite e o outro recebe e interpreta a mensagem enviada. O recém-nascido (RN), pela sua natureza frágil e imatura durante as primeiras semanas de vida, apresenta características diferenciadas no seu metabolismo e formas distintas de interação com o ambiente.

A mãe no período neonatal deve estar apta a reconhecer e interpretar os sinais emitidos pelo seu bebê, como um simples choro, expressões faciais e corporais entre outros. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como as mães se comunicam com seus recém-nascidos na perspectiva de evidenciar a sua importância na relação mãe-bebê.

Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa com dados quantitativos de caráter exploratório e os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada com mães de recém-nascidos internadas na unidade de neonatologia do HIPS em Feira de Santana (BA) em junho de 2004. Foram entrevistadas 31 mães, sendo que 80% (25) afirmaram que o RN se comunica e 20% (6) disseram que não há nenhum tipo de comunicação com o RN.

A análise dos resultados demonstrou que das 25 mães que disseram que existe comunicação com o RN, todas concordam que o choro é a principal forma de comunicação do RN, seguido de movimentos corporais (21), expressões faciais (16), sorriso (11), e gritos (2).

Assim, pode-se perceber que as mães estão cada vez mais empenhadas em estreitar o vínculo com seus RN´s compreendendo e identificando com maior segurança a sua linguagem.