Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título ANTICONCEPÇÃO ORAL DE EMERGÊNCIA: DEPOIMENTO DE UM GRUPO DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
Autores
ALINE OLIVEIRA DO NASCIMENTO (Relator)
ALINE OLIVEIRA DO NASCIMENTO
CHARLENE GLÁUCIA NUNES DE ALMEIDA
CÍCERA PEREIRA DE QUENTAL
MARIA ELIANE MOREIRA
Modalidade Poster

Resumo
< p align="justify">
A Anticoncepção de Emergência é utilizada na prevenção da gravidez após uma relação sexual desprotegida (o chamado sexo casual), na ruptura acidental do preservativo e casos de estupro, estas são as principais circunstâncias que justificam sua aplicação.

É importante estudar o mecanismo de ação da Pílula de Anticoncepção de Emergência para diferenciá-la do aborto clínico precoce, a primeira atua nos primeiros dias após a relação sexual, enquanto que o aborto clínico interrompe uma gravidez já estabelecida. Este estudo trata da Anticoncepção de Emergência, centrando sua preocupação no entendimento de um grupo de 20 Acadêmicas de Enfermagem.

Teve-se como objetivo investigar o entendimento de um grupo de Acadêmicas de Enfermagem sobre a Anticoncepção de Emergência. O local de estudo foi uma Instituição de Ensino Superior - Faculdade Santa Emília de Rodat.

Com este propósito, tratando-se de um estudo do tipo exploratório de natureza quanti-qualitativa, realizaram-se entrevistas utilizando-se a técnica do questionário e identificou-se que um número considerável de participantes já obteve alguma informação acerca do tema em estudo, ainda que de forma bastante superficial, mas o necessário para que haja disseminação de informações corretas, deixando os preconceitos de fora a fim de que este método deixe de sofrer limitações.