Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: CONCEPÇÃO PARA ALUNOS DE CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
Autores
EDIRLEI MACHADO DOS SANTOS (Relator)
EDIRLEI MACHADO DOS SANTOS
GISLAINE MACHADO DOS SANTOS
Modalidade Poster

Resumo


A inquietação motivadora para a realização deste trabalho emergiu de nossas vivências como profissional de enfermagem, docente de curso técnico de enfermagem, aluno de pós - graduação em auditoria de enfermagem e como discente do curso de graduação em enfermagem.

Nesta pesquisa buscamos compreender a concepção de anotações de enfermagem para alunos de curso técnico de enfermagem, por meio de um estudo qualitativo e descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram dezoito alunos do curso técnico de enfermagem de uma escola profissionalizante do noroeste do estado de São Paulo.

Após o Consentimento Livre e Esclarecido, as entrevistas foram manuscritas a partir da seguinte questão norteadora: "O que é anotação de enfermagem para você?". Os discursos foram lidos várias vezes e agrupados e analisados em duas categorias: anotações de enfermagem como respaldo ético - legal e instrumento de comunicação.

As generalidades revelaram que as anotações de enfermagem denotam como uma forma de fator atenuante mediante alguma situação ética legal e como instrumento de comunicação entre a própria equipe de enfermagem e demais profissionais da equipe de saúde.

Em virtude da importância das anotações de enfermagem acreditamos enquanto docente e discente que a mesma deve ser analisada, acreditando ser necessário e pertinente uma reflexão sobre seu ensino e sua aplicação na esfera administrativa, assistencial e ético - profissional nos serviços de enfermagem enquanto instrumento para avaliação da qualidade da assistência de enfermagem.