Consiste em um relato de experiência do curso de pré-natal que visa o aprendizado da equipe de saúde e das gestantes sobre a gravidez e o parto para produção da saúde do trinômio mãe-bebê-família.
A gravidez e o parto, são momentos que desafiam a equipe de saúde na busca da atenção integral e de qualidade. O atual modelo de assistência, centrado no hospital e na doença, preconiza a medicalização e as intervenções como solução de problemas sociais-ecológicos-econômicos, desconhecendo-se o papel de cada indivíduo como produtor social de saúde.
No cotidiano da equipe de saúde e da assistência materno-infantil é notório o despreparo para o parto e o afastamento da mulher do seu corpo. Optamos por sistematizar a atividade educativa no pré-natal em um curso paralelo as consultas clínicas, objetivando: conhecer o pré-natal, a gestação, a fisiologia, posições e tipos de partos, a alimentação e exercícios e para a gestação/parto; aspectos psicológicos da gravidez, as modificações na vida da mulher e da família; Incentivar/preparar para o aleitamento materno; orientar os cuidados do puerpério.
Faz-se uso de metodologias participativas que permitam a construção de um conhecimento coletivo onde cada um reconheça seu potencial criador e construtor da realidade, utilizando-se técnicas que estimulam a fala, as emoções; privilegia-se o lúdico, o aprender fazendo.
Este relato expõe a dimensão do crescimento profissional e pessoal que a experiência vem proporcionando às autoras. O trabalho prevê o dimensionamento da melhoria da qualidade da assistência prestada, visando melhor preparação das gestantes para o parto ativo e humanizado.
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