A tentativa de se alcançar o compromisso da Enfermagem com a classe trabalhadora tem originado uma busca de reformas educacionais fundamentais, com a reforma dos currículos e do conteúdo da educação dos professores. O pressuposto é que as reformas curriculares, que enfatizam a pesquisa, produzam uma mão-de-obra qualificada com uma intelectualidade mais elaborada, a um preço mais baixo per capita, e que isso melhoraria a produtividade nacional e tornaria o país mais capaz de alcançar bons desempenhos no mercado global. O uso da pesquisa se constituiria como atitude cotidiana na sala de aula objetivando uma nova concepção do aprender a aprender (DEMO, 1997). Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e usa as normas da ABNT. O estudo leva-nos a perceber que atualmente, com relação à pesquisa na formação do enfermeiro, esta apenas é incentivada e desenvolvida nos cursos de especialidade. Ultimamente é que se tem dado início a trabalhos finais de conclusão de cursos de graduação por meio de pesquisas ligadas à área. Conforme Lüdke (1991), a formação do enfermeiro recebe uma formação generalista de início, em seu curso de graduação, só podendo se aprofundar em uma das especialidades de sua preferência no nível de pós-graduação. Será, sobretudo pela participação em trabalhos de pesquisa que o aprendiz irá consolidando sua formação como pesquisador. |