Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título O SER-COM-AIDS: DESVELANDO SENTIMENTOS DE MÃES DE CRIANÇAS PORTADORAS DE HIV
Autores
DÉBORA CRISTINA DE SOUZA PEIXOTO (Relator)
DÉBORA CRISTINA DE SOUZA PEIXOTO
DANYELLA AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
VERA MARIA DA ROCHA
Modalidade Poster

Resumo
Objetivo: Identificar os sentimentos de mães portadoras de HIV ao vivenciar o fato de ter um filho soropositivo.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem quanti-qualitativa, desenvolvida no Hospital Giselda Trigueiro situado em Natal -RN. Os sujeitos do estudo foram formados por 11 mães de crianças soropositivos. Os dados quantitativos foram agrupados em tabelas de freqüências e percentuais e os qualitativos foram analisados através da análise de conteúdo de BARDIM (1991).
Resultados: A faixa etária variou de 20 a 36 anos, onde 54,5% tinham o 1º grau incompleto. 72,7% eram provenientes do interior do estado do RN; 81,8% possuíam renda de um salário mínimo. A forma de transmissão predominante foi a sexual (63,3%). O fato de ter um filho soropositivo gerou na clientela entrevistada, sentimentos positivos e negativos. Como sentimentos positivos foram identificadas as seguintes categorias: felicidade, amor, doação, realização e coragem. Entre os negativos foram identificadas as seguintes categorias: culpa, tristeza, isolamento e prisão. Para esse grupo os sentimentos positivos que emergem ao vivenciar o fato de se ter um filho soropositivo superaram os negativos. Onde inferimos que o desejo de ser mãe e de cuidar de seus filhos soropositivos é o mais importante.
Concluímos que é primordial o caminhar dos profissionais de enfermagem numa linha mais abrangente e completa da assistência, que vise o "ser-com-aids" como um todo, holisticamente e com sua contextualização social.