Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELA PRIMEIRA TURMA DO PROFAE - AUXILIAR DE ENFERMAGEM - UTILIZANDO-SE DA METODOLOGIA BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NO MUNICÍPIO DEPOTENGI - CE
Autores
FRANCISCA ILÂNIA MALHEIRO MORAES (Relator)
FRANCISCA ILÂNIA MALHEIRO MORAES
VALÉRIA DEDJANNE DE ALMEIDA DANTAS
Modalidade Poster

Resumo
A educação é um processo que pressupõe mudanças conceituais, comportamentais e instrumentais, cuja qualidade e impactos estão em relação diretas com a adequação da pedagogia e metodologias adequadas que levem em conta a complexidade da clientela a ser trabalhada e a necessidade de abordagens holísticas e interdisciplinares. Tendo como objetivos: capacitar discentes a tornarem-se ativos e reflexivos, aptos a atuarem no mercado com qualidade e competência; Avaliar o grau de aprendizagem dos discentes do Curso de Auxiliar de Enfermagem. Pesquisa descritiva realizada de forma auto-avaliativa, com abordagem quantitativa, no período de dezembro/2004 à fevereiro/2005. A amostra foi constituída pelos alunos que fazem parte da primeira turma; está em dia nos módulos com notas mínimas exigidas, consentir em participar do estudo. Dos 29 alunos, apenas 27% conheciam a metodologia da problematização; 27%, vivenciaram alguma experiência; 90% consideraram que o método PBL foi facilitador; 10% acreditaram que o método facilitou um pouco. Quanto aos conhecimentos adquiridos, 62% consideraram ótimo; 34% boa assimilação; 4% regular. A metodologia PBL foi considerada por 62% alunos, cansativa; e 38% como difícil. Em estágio, 86% disseram que facilitou; 14% pouca facilitação. 24% se auto-avaliaram como ótima participação; 66% boa; 10% regular. 62% admitiram ter dedicado mais de uma hora ao estudo individual; 28% uma hora. Enfim, o PBL é uma abordagem educacional cuja rápida expansão nos últimos anos, vem despertando o interesse e provocando extensos debates, especialmente entre aqueles envolvidos com a educação dos profissionais de saúde, sua importância tende a crescer também no Brasil.