Anais - 8º CBCENF

Trabalhos

Título O SABER CUIDAR DA CRIANÇA DE MÃES ADOLESCENTES
Autores
MARTAPOLYANA TORRES MENEZES DA SILVA (Relator)
MARTAPOLYANA TORRES MENEZES DA SILVA
SILVANA CAVALCANTI DOS SANTOS
PAULA FRASSINETE QUEIROZ DE ANDRADE
Modalidade Poster

Resumo
Introdução: A gravidez na adolescência corresponde a um processo de transição abrupta de mulher ainda em formação, para o de mulher-mãe. A assistência pré-natal deve ser realizada por uma equipe multiprofissional treinada.
Objetivos: Identificar o índice de gravidez na faixa etária de 10 a 19 anos, verificar se durante o pré-natal é fornecida informação de como cuidar da criança até os 11 meses, e identificar o índice de freqüência à consulta de puericultura.
Metodologia: A pesquisa exploratória, descritiva com abordagem quantitativa. A amostra constituiu-se de 20 gestantes primíparas, multíparas e mães adolescentes. Utilizou-se como instrumento um roteiro de entrevista e a análise estatísticas dos dados, através de gráficos e tabelas.
Resultados: Verificou-se uma maior prevalência de adolescentes e/ou mães de 35% na faixa etária de 17 e 19 anos, 75% são primíparas e dentre as multíparas, 80% tem 2 filhos e 20% tem apenas 1 filho. As entrevistadas relataram terem realizado a consulta do pré-natal, porém observou-se que 20% freqüentaram a consulta de 7 e/ou 9 vezes. Quanto à orientação do cuidado com a criança, 90% das adolescentes receberam, sendo que 50% dessas orientações foram feitas pelo médico Em relação à consulta de puericultura, 85,7% das crianças freqüentam desde o 1º mês de vida e 92,8% estão imunizadas de acordo com a idade.
Conclusão: Observou-se que é difícil educar sexualmente essas adolescentes, devido ao elevado índice de gravidez. E isso só será possível quando elas se conscientizarem da importância de prevenir uma gravidez, ou quando vivenciarem o binômio mãe-filho.