Anais - 12º CBCENF

Apresentações dos palestrantes

DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL – RESOLUÇÃO COFEN 293/2004
Cleide Mazuela Canavezi
Enfermeira. Vice Presidente do COREN-SP

Baixar apresentação

Reforma psiquiátrica Brasileira: desafios, avanços e recuos

Dorisdaia Carvalho de Humerez
Enfermeira. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela USP e Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem da USP. Membro da Câmara Técnica de Pesquisa do COFEN. Atua como Prof. Adjunto Doutor (colaborador) na Faculdade de Medicina do ABC.


CINE DEBATE: MEU NOME NÃO É JOHNNY
Fernando Casula Ribeiro Pereira
Médico. Psiquiatra e Psicanalista. Mestre em Psicologia pela UFMG. Médico do Instituto Raul Soares, FHEMIG.


“A Enfermagem e a Política de Gestão Tecnológica no âmbito do Sistema
Único de Saúde –SUS.”
José Maria Peres Moreno Junior

Enfermeiro, Mestre em Gestão e Economia da Saúde – UNIFESP. Presidente da Associação de Estudos e Pesquisa em Saúde – AEPES. Professor convidado da pósgraduação – CEEN da Universidade Católica de Goiás – UCG. Assessor técnico em saúde da gerencia de hospitalidade do Hospital São Paulo e do Hospital Infantil Cândido Fontoura – SES/São Paulo.


As Interfaces da Violência no Cotidiano do Trabalhador de Enfermagem
Maria Angélica G.Guglielmi
Enfermeira. Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde – Fundação Getúlio Vargas e em Enfermagem do Trabalho – UNIFESP. Conselheira efetiva do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Gestão 2008-11.


Tecnologia para o cuidado do adulto com doença crônica
Maria de Fátima Mantovani
Enfermeira. Mestre pela UFSC e Doutora pela USP. Pós Doutora pela Universidade de Evora, Portugal. Professor Adjunto IV da UFPR. Vice- coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da UFPR.


Violência contra criança e adolescente
Maria de Jesus Castro Sousa Harada
Prof. Dra. em Enfermagem pela Unifesp. Membro do Dpto. de Segurança e do Núcleo de Estudos de Violência Contra Criança e Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Coordenadora da Câmara de Apoio Técnico do CORENSP


AS DIFERENTES FACES DA VIOLÊNCIA CONTRA AO IDOSO
Marion CREUTZBERG
Doutora em Gerontologia Biomédica (PUCRS). Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia (PUCRS).


Segurança do Paciente
Mavilde da Luz Gonçalvez Pedreira.
Professora Adjunto da Escola Paulista de Enfermagem- UNIFESP. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFESP. Líder do Grupo de Pesquisa SEGTEC- Segurança e Tecnologia.


Integralidade do Cuidado
Selma Maria da Fonseca Viegas
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFMG. Docente da Escola de Enfermagem da UFMG. Membro efetiva do Núcleo de Pesquisa em Administração em Enfermagem (NUPAE) e do Núcleo de Pesquisa em Cotidiano, Cultura, Educação e Saúde (NUPCCES).


SISTEMATIÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIA
Emerson Otton Prado
- Advogado. Especialista em Direito Constitucional pela UNIDERP. Procurador geral do COREN-MS.
Cleide Canavezi Mazuela – Enfermeira, Especialista em Gerenciamento em Enfermagem, Informática em Saúde e Terapias Alternativas; Coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas do COFEN e Vice- Presidente COREN-SP
Simone Florentino Diniz – Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Advogada. Membro da Câmara Técnica de Legislação e Normas do COFEN.
Wander Henrique de Almeida Costa – Advogado. Chefe da Assessoria Jurídica do COREN- MG. Membro da Fundação Brasileira de Direito Econômico.


Políticas Públicas e a Formação
Profª Drª Vânia Marli Schubert Backes
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela UFSC. Professora Associada da UFSC. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenadora dos Cursos Interinstitucionais – MINTER, DINTER E PQI. Lider do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem – EDEN.