Anais - 12º CBCENF

Palavra do Presidente do COFEN

De 29 de setembro a 2 de outubro, na capital mineira, realizamos (vamos realizar) o 12º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), no Expominas, com o tema central "O RESGATE DO RELATIVISMO: RECONSTRUINDO A TEIA DE RELAÇÕES NA ENFERMAGEM".

O evento tem como alvo os profissionais e estudantes de enfermagem, mas muitos outros profissionais das diversas áreas do conhecimento têm-se inscrito e participado dos eventos anteriores.

O congresso tem três eixos temáticos: ética e bioética: respeito a diferenças, integralidade do cuidado e políticas públicas de saúde. É por meio desses eixos que os participantes terão a oportunidade de debater temas de cunho político-científico que permeiam, hoje, a realidade da profissão.

O tema central fruto da reflexão da comissão científica, debatido e aprovado pelo plenário do Cofen, ao considerar o contexto em que vivemos e as diversas situações do cotidiano que conduzem ao caminho das relações humanas na enfermagem que é pautado no respeito a todos. Os congressistas terão a oportunidade de ouvir grandes palestras e travar a partir dela, discussões apaixonantes.

Cumprimentamos a todos os pesquisadores e colegas que engrandecem a profissão da enfermagem que se inscreveram com seus trabalhos para que possamos socializar o conhecimento com a divulgação de cada um.

As políticas públicas também são temas de abordagem. A enfermagem brasileira pode e deve contribuir para que essas políticas possam, a cada dia, ser implementadas de forma mais digna à população brasileira.

O cuidar exige do profissional uma técnica mais humana, competente e eficaz. A sintonia entre a teoria e prática deve ser uma busca recorrente.

É um congresso de cunho científico voltado ao debate, a propostas inovadoras e à modernidade. Mas, sobretudo, com respeito às diferenças, à diversidade e visando a um mundo mais justo!

A organização do evento também preparou uma agenda cultural e de entretenimento à altura dos participantes, algo que já se tornou parte integrante do CBCENF.

A escolha da cidade de Belo Horizonte (MG) como sede foi unânime entre os membros que compõem o sistema Cofen-Corens, haja vista a sua grandiosidade, e seu papel, no contexto político, social e cultural do Brasil, incontestáveis.

Ademais, é uma capital que tem todas as condições necessárias no que tange à infraestrutura, para que possamos realizar um congresso com sucesso garantido.

É, finalmente, uma oportunidade para que os profissionais de enfermagem dos demais estados possam conhecer de perto a literatura, poesia, arte, música, gastronomia, os monumentos históricos e a história de um povo que ajudou e ajuda a escrever, com altivez, a biografia do País.

Cumprimento a todos os congressistas e aos palestrantes que vieram, com seu empenho e pesquisa, a valorizar ainda mais o CBCENF.


MANOEL CARLOS NERI DA SILVA
Presidente
Conselho Federal de Enfermagem