Diante da percepção da dificuldades dos acadêmicos de enfermagem em realizarem técnicas práticas de enfermagem foi desenvolvida uma nova técnica de ensino-aprendizagem, denominada “Imaginando o Cuidado de Enfermagem”. Objetivo: avaliar esta técnica de ensino-aprendizagem na visão dos acadêmicos de enfermagem. Metodologia: pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, com aplicação de questionário para a coleta de dados. Os sujeitos foram 05 acadêmicos de enfermagem do 4º período e o campo foi o Laboratório de Técnica de Enfermagem de uma universidade federal. Para inclusão os alunos deveriam ter participado da aula teórica sobre oxigenoterapia e realizado um fichamento solicitado. Durante a realização da técnica foram realizadas filmagens, de posse das imagens os acadêmicos avaliaram o procedimento comparando com o fichamento identificando erros, acertos e realizando críticas junto a pesquisadora. Após a realização da técnica foi aplicado o questionário com perguntas abertas sobre os pontos positivos e negativos da nova técnica. Os dados foram analisados pelo conteúdo, categorizados e interpretados de acordo com o referencial de Freire (1996). Os resultados apontaram as seguintes categorias: “Medo frente a câmera”; “Individualizando o ensino”; “Memorizando a técnica”, e; “Visualizando a técnica”. O registro em DVD permitiu auto-avaliação cautelosa e fidedigna, além disso, através da gravação das imagens foi possível captar detalhes. A técnica inclui o “fazer e o pensar sobre fazer” (FREIRE, 1996, p. 38), sendo validada pelos acadêmicos, por permitir a individualização do ensino, a memorização da técnica e a visualização dos erros e dificuldades como os fatores positivos e o medo frente à câmera como o único fator negativo. Sugere-se validação por docentes para aplicação. |