Anais - 12º CBCENF

Resumos

Título IMAGINANDO O CUIDADO DE ENFERMAGEM: NOVA TÉCNICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Autores
GLÁUCIA CRISTINA ANDRADE VIEIRA (Relator)
RENATA OLIVEIRA MACIEL DOS SANTOS
TARCILA RODRIGUES DE ANDRADE
PRISCILLA ARAÚJO BARRETO
DANIELI FERREIRA DE LIMA
Modalidade Pôster
Área Integralidade do cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
Diante da percepção da dificuldades dos acadêmicos de enfermagem em realizarem técnicas práticas de enfermagem foi desenvolvida uma nova técnica de ensino-aprendizagem, denominada “Imaginando o Cuidado de Enfermagem”. Objetivo: avaliar esta técnica de ensino-aprendizagem na visão dos acadêmicos de enfermagem. Metodologia: pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, com aplicação de questionário para a coleta de dados. Os sujeitos foram 05 acadêmicos de enfermagem do 4º período e o campo foi o Laboratório de Técnica de Enfermagem de uma universidade federal. Para inclusão os alunos deveriam ter participado da aula teórica sobre oxigenoterapia e realizado um fichamento solicitado. Durante a realização da técnica foram realizadas filmagens, de posse das imagens os acadêmicos avaliaram o procedimento comparando com o fichamento identificando erros, acertos e realizando críticas junto a pesquisadora. Após a realização da técnica foi aplicado o questionário com perguntas abertas sobre os pontos positivos e negativos da nova técnica. Os dados foram analisados pelo conteúdo, categorizados e interpretados de acordo com o referencial de Freire (1996). Os resultados apontaram as seguintes categorias: “Medo frente a câmera”; “Individualizando o ensino”; “Memorizando a técnica”, e; “Visualizando a técnica”. O registro em DVD permitiu auto-avaliação cautelosa e fidedigna, além disso, através da gravação das imagens foi possível captar detalhes. A técnica inclui o “fazer e o pensar sobre fazer” (FREIRE, 1996, p. 38), sendo validada pelos acadêmicos, por permitir a individualização do ensino, a memorização da técnica e a visualização dos erros e dificuldades como os fatores positivos e o medo frente à câmera como o único fator negativo. Sugere-se validação por docentes para aplicação.