Anais - 12º CBCENF

Resumos

Título A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE): REALIDADE NA PRÁTICA HOSPITALAR
Autores
IGARA CAVALCANTI FEITOSA LUNA (Relator)
LÍVIA DIAS MANGUEIRA BASTOS
KARINA CRISTINA DOS SANTOS RODRIGUES
CELENE SOARES KESTERING
Modalidade Pôster
Área Integralidade do cuidado
Tipo Pesquisa

Resumo
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um instrumento que proporciona não apenas uma melhora na qualidade da assistência, mas também, confere ao profissional maior autonomia de suas ações, o respaldo legal e o aumento do vínculo entre o profissional e o cliente. O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, fundamentado com pesquisas bibliográficas, com enfoque no processo da observação. O objetivo principal do estudo consistiu em observar as possibilidades de implementação da SAE na Clínica Médica de uma instituição hospitalar em Juazeiro-BA. Durante a pesquisa, foram observados os profissionais de enfermagem, constituído por uma enfermeira, seis técnicos de enfermagem e a própria unidade hospitalar. Durante a execução da pesquisa, existiram impasses que não permitiram a aplicação de alguns dos objetivos traçados, dentre eles podemos citar a resistência não só dos profissionais de saúde, como também de outros problemas que partiam das regras impostas pelo próprio estabelecimento. A falta de planejamento e organização dos prontuários nesse hospital, a falta de integração da equipe de enfermagem e sua sobrecarga, a carência de materiais necessários para realização de bons procedimentos demonstraram-se ser uma das reais barreiras para aplicação da SAE no referido estabelecimento hospitalar. Portanto, o que se pode ressaltar do presente estudo concentra-se no fato da importância e da necessidade da aplicabilidade da SAE durante a prática hospitalar, entretanto, a presença de barreiras hoje, dificulta qualquer tipo de mudanças no ambiente hospitalar. Logo, antes de se introduzir quaisquer novas abordagens durante a prática hospitalar de enfermeiros e equipe, existe a necessidade de inovação dos conceitos sobre assistência do cliente, buscando uma assistência humanizada que envolva atitudes, valores, ética moral do profissional.