Anais - 12º CBCENF

Apresentação da Comissão Científica

"O resgate do relativismo: reconstruindo a teia de relações na enfermagem" é a temática central que orienta os debates de cunho científico no 12° CBCENF, com os eixos: Ética, bioética: respeito às diferenças, Integralidade do cuidado e Políticas Públicas de Saúde. Para o desenvolvimento da profissão, necessário se faz constante busca pela relativização das ações, atitudes e comportamentos, pois não podemos considerar verdades e valores absolutos e, assim, toda perspectiva de trabalho na enfermagem é válida. A ética e a bioética norteiam a integralidade do cuidado que se processa no cotidiano do pensar, fazer e ser da enfermagem. Realizar um cuidado integral com a visão do ser humano que necessita ser percebido como cidadão, e que, ao vivenciar as questões de saúde-adoecimento, é ser social, histórico, inserido num mundo de relações que requerem atenção solidária, e que o aspecto humano seja, acima de tudo, considerado. As Políticas Públicas de Saúde são diretrizes que embasam as ações de enfermagem, mas precisam ser pontuadas pelas necessidades de saúde de uma sociedade plural, com multidimensionalidade, que nos convoca a ver a complexidade e relatividade do nosso cuidado. Assim, refletir e discutir esta temática aponta para o compromisso da profissão com a comunidade.

Durante o congresso, nas conferências, palestras, mesas redondas, debates, os profissionais da área da enfermagem encontram mais do que conhecimento; encontram um espaço no qual as idéias e os ideais poderão ser debatidos. É fundamental abrir canais de comunicação que promovam essa interação entre os profissionais da enfermagem, junto às autoridades, estudantes, representantes do setor da saúde e educação e a sociedade civil organizada. A troca de informações, o intercâmbio político, técnico e científico, com entidades nacionais e internacionais da área da saúde e educação é uma fonte inesgotável de sabedoria. O CBCENF é uma porta que se abre para o desenvolvimento profissional de toda a categoria. Um trabalho sério leva à realização de seus objetivos e, certamente, é capaz de desbravar o futuro e transformar todas a circunstâncias e oferecer mais valor para a enfermagem no Brasil.

Dessa forma, o 12° CBCENF tem como objetivos promover a interação da categoria, discutir questões relativas à verdade, relativismo, relações humanas, ética e bioética e políticas públicas, e contribuir para a construção coletiva e consciente dos destinos da enfermagem brasileira.




Dra Rita de Cássia Chamma

Dra Maria Ribeiro Lacerda