Anais - 23° CBCENF

Resumos

Título ENSINO REMOTO NA CONSTRUÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
ISADORA DIAS COSTA (Relator)
JÉSSICA PEREIRA SHOCKNESS
SAMIRA RESCHETTI MARCON
Modalidade Comunicação coordenada
Área POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo Relato de experiência

Resumo
A pandemia ocasionada pelo SARS-COV 2, com início em 2020, modificou a rotina da população mundial. Frente à alta transmissibilidade do vírus, a inexistência de tratamento efetivo e imunização da população, ocorreram medidas de distanciamento social para combate do contágio e escolas fecharam as portas. Cerca de 1,5 bilhão de estudantes foram afetados com a interrupção educacional, e o impacto da pandemia na população contribuiu para aparecimento de sintomas de ansiedade e estresses, desafiando também o processo de ensino-aprendizagem. Visando a continuidade das atividades acadêmicas, as Instituições de Ensino Superior adotaram alternativas de ensino utilizando ferramentas digitais on-line no qual tais medidas, de caráter emergencial e temporário, se constituíram em grande desafio. Diante do exposto, o objetivo desse resumo é descrever a experiência de acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública frente ao ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por acadêmicos durante a disciplina de Trabalho de Curso (TC) ofertado pela Faculdade de Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso, de fevereiro a maio de 2021. O TC faz parte da grade curricular do oitavo bloco do curso com 32 horas. Ao longo do semestre, seminários síncronos e fóruns assíncronos foram desenvolvidos com intuito de acompanhar a elaboração dos projetos de pesquisa. Nos encontros com duração de dez minutos, os trabalhos eram apresentados, seguido de discussão no grupo direcionado pela docente visando auxiliar na construção sistemática e científica do projeto de pesquisa. Quanto a comunicação, além do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com materiais relacionados à disciplina, um grupo de WhatsApp para sanar dúvidas foi criado, tornando o diálogo mais rápido. Para os alunos esses ambientes de troca foram propícios para aperfeiçoar pontos em que havia dificuldade e clarificar elementos do projeto como a escrita, oratória, insegurança na apresentação e estruturação do TC. Ao término da construção do projeto os discentes realizaram a defesa para banca examinadora. Foi de suma importância a elaboração do TC na graduação em formato remoto. Contudo, embora a experiência tenha sido positiva, alguns percalços atrapalharam esse processo como internet ineficiente, local de estudo sem intermediários externos, dificuldade na utilização do AVA e falta de prática com os novos mecanismos virtuais.