Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE INFANTIL: ENSINANDO SOBRE FEBRE AMARELA
Autores
LARISSA AMORIM MENDONÇA BELIDO (Relator)
REBECA CARANHA ARAÚJO
STEPHANY DOS SANTOS AMARAL
DALENA PINHEIRO DA COSTA
BRUNA AMORA GUEDES
SIBELE NAIARA FERREIRA GERMANO
KAROLINE DE SOUZA COSTA
SUELLEN OLIVEIRA DE SOUZA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A febre amarela é uma doença infecciosa febril, onde o vírus amarílico é o protótipo do gênero Flavivírus. É transmitida por mosquitos vetores silvestres e/ou urbanos. Sua infecção ocorre quando o individuo que nunca a contraiu ou não tenha sido imunizado é picado por um mosquito infectado. Segundo o Ministério da Saúde 2018, a enfermagem é habilitada para notificar a doença e preveni-la, promovendo saúde de várias formas e com diversos grupos etários. Relacionado às crianças, devem-se considerar métodos de abordagem, observando seus aspectos físico, psicológico e intelectual(Silva, 2017).De acordo com Lima e Padilha 2018, com as mudanças da sociedade faz-se necessário à utilização de metodologias de ensino que acompanhem tais transformações.Segundo ministério da saúde 2002, o setor escolar é um meio de interação do público infantil, onde o enfermeiro pode assisti-los de maneira a programar e efetivar metodologias ativas através da educação em saúde. OBJETIVO: Relatar a experiência dos discentes de enfermagem na aplicação da Educação em Saúde por meio de metodologias ativas em alunos do ensino fundamental de uma escola estadual. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, no âmbito da disciplina de Educação em Saúde do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. A realização das atividades foi norteada através de metodologias ativas abordando a temática Febre Amarela, junto aos alunos do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Manaus/AM. Realizaram-se quatro visitas à escola, nas quintas-feiras e no turno vespertino. Este trabalho se baseou no Arco de Maguerez, percorrendo-se cinco etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade, desenvolvidas na pratica através de atividades e dinâmicas que atenderam o público como contos narrativos, descritivos e explicativos sobre febre amarela. RESULTADO: Através das atividades descritas, as crianças puderam reforçar seus conhecimentos sobre febre amarela ou mesmo conhece-la, através da participação puderam sanar dúvidas a respeito do tema, disseminando assim, o conhecimento adquirido para posteriores. CONCLUSÃO: As atividades de educação em saúde são fundamentais para a promoção a saúde e prevenção de várias doenças dentre elas a febre amarela. A criança é uma fonte de repasse de informações, o qual aumenta os horizontes de abordagem do tema proposto.