Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título USO DE TECNOLOGIAS DE ENFERMAGEM PARA ORIENTAR E INCENTIVAR O ALEITAMENTO MATERNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
IARA SAMILY BALESTERO MENDES (Relator)
EMILY MANUELLI MENDENÇA SENA
BEATRIZ SOUZA DA COSTA
MATTHEUS LUCAS NEVES DE CARVALHO
MARCELO WILLIAMS OLIVEIRA DE SOUZA
ANA KEDMA CORREA PINHEIRO
INGRID BENTES LIMA
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: O leite materno é o alimento essencial para o lactente devido às suas propriedades nutricionais e imunológicas, protegendo o recém-nascido e permitindo seu crescimento e desenvolvimento saudável, além de fortalecer o vínculo mãe-filho. A amamentação, além de exercer um efeito protetor contra doenças no início da vida do lactente, reduz o risco de doenças crônicas. Assim, o enfermeiro é o profissional que deve ser capaz de identificar e oportunizar momentos educativos facilitando a amamentação. OBJETIVO: Relatar experiências vivenciadas por acadêmicos de Enfermagem durante a utilização de uma tecnologia educacional para a orientação sobre o Aleitamento Materno. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, forma metodológica que permite a descrição de experiências vivenciadas, de natureza descritiva. Esse relato foi realizado com base nas práticas de acadêmicas de enfermagem no componente curricular de Saúde da Mulher, no período de agosto de 2018. Foram feitas rodas de conversas com 15 clientes gestantes e puérperas com intuito de instigar as dúvidas que elas retinham e fortalecer/repassar conhecimentos sobre a importância e dicas para o Aleitamento com base no folder confeccionado. RESULTADOS: Em um primeiro momento, houve a apresentação da tecnologia educativa (folder), que continha instruções sobre benefícios e vantagens do aleitamento materno e foi realizado o convite para a roda de conversa. Por meio da roda de conversa foi possível reforçar as informações já expostas no folder de forma mais detalhada como: pega correta do recém-nascido à mama, ao posicionamento adequado para a amamentação, aos cuidados e manuseios das mamas para ordenha e às vantagens do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. A partir do momento de exposição e conversa, observou-se que muitas mulheres não possuíam o conhecimento sobre a amamentação exclusiva e algumas orientações sobre a posição da pega correta, permitindo uma intensa participação com esclarecimento de duvidas acerca do tema. CONCLUSÃO: A valiosa experiência compartilhada com as participantes possibilitou para os acadêmicos momentos de grande aprendizado pessoal e profissional, aperfeiçoando assim o conhecimento teórico em relação à prática de aleitamento materno. Dessa forma, foi possível agregar informações pertinentes acerca de situações vivenciadas pelas puérperas, garantindo mais segurança e estímulo a estas e possibilitou a troca de experiência entre acadêmicos e nutrizes.