Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título COMUNICACÃO ENTRE USUÁRIOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM DEFESA DO SUS
Autores
ALBERT EINSTEIN TAVARES DE SEIXAS (Relator)
BRUNA AMORA GUEDES
REBECA CARANHA ARAÚJO
ROSANA DA CONCEIÇÃO EVANGELISTA
SUELLEN OLIVEIRA DE SOUSA
SIBELE NAIARA FERREIRA GERMANO
Modalidade Pôster
Área Valorização, Cuidado e Tecnologias
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A Política Nacional de Humanização (PNH) está integrada em todas as outras políticas e programas do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela inclui os profissionais e usuários na gestão do sistema de saúde, na perspectiva de melhorar a qualidade do serviço prestado. Sua principal diretriz ética é o Acolhimento, que permite o fortalecimento do vínculo entre profissionais e usuários. Além disso, é importante que os profissionais do serviço de saúde compreendam o conceito de humanização, para ofertarem um serviço pautado na ética, respeito e diálogo. OBJETIVO: Relatar a experiência dos acadêmicos de Enfermagem em um projeto de extensão em defesa do SUS. METODOLOGIA: Trata-se de um relato da experiência vivenciada no projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), intitulado “Fortalecendo vínculos entre usuários e profissionais da saúde em defesa do SUS”. As atividades ocorreram no período de 27 de março a 31 de julho de 2018. Foram elaborados folders para crianças, adolescentes/adultos e idosos, os conteúdos incluíam: seus direitos no SUS, locais onde procurar serviços, ouvidorias, endereços e datas das reuniões dos conselhos de saúde no município de Manaus – AM. As atividades foram realizadas em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Programa de Atenção à Saúde do Idoso da UFAM, e envolviam palestras e rodas de conversa. Foi oferecida também educação permanente aos profissionais dos locais das atividades. RESULTADOS: A carência de conhecimento dos usuários foi percebida pelos questionamentos que surgiram nas atividades, refletindo como a falta de comunicação prejudica a assistência à saúde. Observou-se também grande vontade dos mesmos em conhecer os seus direitos, uma vez que muitos relataram já terem seus direitos negligenciados pela falta de conhecimento. As avaliações que o projeto oferecia indicavam o valor que a comunidade dá às informações e à possibilidade de participação na construção de um sistema que atenda às suas necessidades. A educação permanente com os funcionários os fez refletir se eles estão garantindo o acolhimento dos usuários. CONCLUSÃO: A comunicação entre usuários e profissionais é a porta de entrada para o fortalecimento de um sistema que respeite e ofereça um serviço humanizado. O enfermeiro, tem a possibilidade de mobilizar a comunidade usando a educação, na garantia de que a mesma esteja instruída sobre os seus direitos.