Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DE UMA IES SOBRE AS ATRIBUIÇOES LEGAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
Autores
PAULO PHILIP DE ABREU GONZAGA (Relator)
IRACEMA DA SILVA NOGUEIRA
Modalidade Pôster
Área Ética, Legislação e Trabalho
Tipo Pesquisa

Resumo
Introdução: A formação dos acadêmicos de enfermagem é constituída de relevantes conteúdos, embasadas em práticas a serem desenvolvidas primordialmente dentro dos padrões éticos e legais. Objetivo: O estudo teve como objetivo, analisar o conhecimento de universitários de enfermagem de uma Universidade pública sobre as atribuições legais da equipe de enfermagem, com base na Legislação que regulamenta o exercício profissional da Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado no período de julho de 2017 a julho de 2018 na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. Foi utilizado o questionário proposto por Stolarski, Teston e Kolhs (2009), acrescentando-se variáveis para caracterização dos participantes. Referente aos dados utilizou-se Análise Estatística Descritiva. Resultados: Considerou-se o parâmetro de acertos ≥50% para identificar se os acadêmicos sabem as competências legais de cada categoria profissional da enfermagem e erros ≥50% para verificar quais foram as maiores lacunas de conhecimento. Verificou-se que a maioria dos participantes era do sexo feminino, além de evidenciar que os universitários obtiveram um percentual de 51,4% de acertos aos questionamentos. Em relação aos períodos acadêmicos que demonstraram maiores fragilidades, o 5 e 6° períodos apresentaram maiores lacunas de conhecimentos. Conclusão: Ainda há grandes fragilidades no que se refere às competências da equipe de enfermagem, havendo necessidade de conferir meios para a melhora da formação acadêmica, possibilitando familiarização e resgate a respeito das atribuições legais da equipe de enfermagem, diminuindo divergências durante o exercício profissional.