Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título O USO DE RESENHA CRÍTICA PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE PESQUISA QUALITATIVA
Autores
JOÃO PEDRO NETO DE SOUSA (Relator)
KARLLA RARYAGNNE TEIXEIRA
ANTÔNIO CÉSAR RIBEIRO
AMANDA GABRIELA DA COSTA FONSECA
KAMILLA RODRIGUES LEITE
THALISON FERNANDES PINHEIRO
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
Introdução: A educação vem passando por avanços significativos em que se destaca o crescente estimulo ao protagonismo do discente em seu processo de produção de conhecimento, isto é, o discente é estimulado pelo docente a buscar por conhecimento e encorajado a desenvolver autonomia sobre sua aprendizagem. Objetivo: Descrever a experiência de construção de resenhas críticas, vivenciada pelos discentes da disciplina de Pesquisa Qualitativa em Saúde e Enfermagem I, do Programa de Mestrado em Enfermagem, da Universidade Federal de Mato Grosso. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, oriundo das atividades de ensino desenvolvidas na disciplina Pesquisa Qualitativa em Saúde e Enfermagem I, no ano de 2018. As referidas atividades consistiram no desenvolvimento de resenhas críticas da literatura, que nesta oportunidade destacar-se-á a obra de Minayo "O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde". Trata-se de uma obra de 13 capítulos em que a autora aborda aspectos relacionados a pesquisa qualitativa na área da saúde, proporcionando a compreensão de elementos das investigações sociais com ênfase a pesquisas empíricas. Assim, os discentes realizavam previamente a leitura da obra supracitada e outras referências indicadas, participavam das discussões nas aulas e posteriormente desenvolveram as resenhas dos capítulos priorizado. Resultados: Ao final da disciplina cada aluno matriculado desenvolveu a produção textual de 2 resenhas que contemplavam a análise crítica da obra e formulação de um conceito. Através da atividade foi possível compreender que este campo de pesquisa possui particularidades que possibilitam a compreensão das subjetividades humanas e dos simbolismos dentro das relações sociais. A autora lança mão de clássicos para que o leitor esteja munido de informações essenciais para condução da abordagem qualitativa, ofertando informações que possibilitam um melhor planejamento da pesquisa, compreensão e análise dos resultados. Portanto, indica-se a leitura da obra. Conclusões: a atividade fomentou a construção de novos saberes, instigou os discentes a compreenderem mais sobre o universo da pesquisa qualitativa, bem como a desejar desenvolver pesquisas que contemplem esta abordagem para que se possa alcançar os significados dos dados, oriundos das experiências humanas, contribuindo então para a melhor compreensão do fenômeno estudado.