Anais - 21º CBCENF

Resumos

Título PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM RELAÇÃO A SAE
Autores
JHEIKSON CHAVES ARAUJO (Relator)
DÉLIS CRISTINA DA SILVA MORAIS
ALLYNE BORGES DE SOUZA
FELIPE SOUZA DE OLIVEIRA
CECÍLIA MARIA BARBOSA DE SOUSA
LAIDILCE TELES ZATTA
Modalidade Pôster
Área Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo Relato de experiência

Resumo
INTRODUÇÃO: A SAE é uma metodologia de trabalho, que possibilita a organização, planejamento e avaliação do cuidado prestado, e é uma importante ferramenta para o enfermeiro realizar uma assistência mais qualificada, melhorar a comunicação entre a equipe, priorizar as necessidades de cada paciente e ainda desenvolver ações baseadas em conhecimento técnico cientifico. A percepção dos acadêmicos sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ao longo do curso, está voltada à aprendizagem, à prática do Processo de Enfermagem (PE) e à consulta de enfermagem. Aperfeiçoar o desenvolvimento deste tema, sem reduzi-lo a conceitos, é um desafio que culminará na ampliação do entendimento e da prática dessa fundamental ferramenta de trabalho do enfermeiro OBJETIVO: Descrever a percepção de acadêmicos de enfermagem sobre as dificuldades para aceitação da SAE durante a graduação de Enfermagem METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicos do curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), integrantes da Liga de Sistematização da Assistência de Enfermagem (LASAE), a partir de suas vivências durante a graduação RESULTADOS: A compreensão dos acadêmicos em relação a dificuldade de aceitação da SAE durante a graduação está na visão tecnicista que muitos alunos ainda possuem; na própria dificuldade de assimilar a diferença entre ações do enfermeiro e técnico de enfermagem, ausência de implantação dessa metodologia nos campos de estágios, a falta de tempo e sobrecarga de trabalho CONCLUSÃO: Conclui-se a partir deste trabalho que apesar da universidade oferecer subsídios para realização do PE durante as práticas e uma disciplina exclusiva para a SAE, sua aceitação ainda é relativamente baixa. Os alunos de enfermagem demonstram uma alta dificuldade em distinguir o PE da sistematização como um todo e ainda que se esforcem, muitos não conseguem compreender e realizar a sistematização ao final do curso. Baseado nisso, vê-se a necessidade de implantação de estímulos aos alunos para realização da SAE, como cursos e palestras obrigatórias a todos os discentes no decorrer da graduação.